ANDRITZ Hydro business division key visual

Notícias da África

06/12/2023: UHE Jebba, Nigéria - Entrega e prêmio global ANDRITZ de segurança no local de trabalho 

A usina hidrelétrica de Jebba está localizada no estado de Níger, na região centro-norte da Nigéria, e foi originalmente comissionada em 1985. Situada a 100 km a jusante da usina hidrelétrica de Kainji, está equipada com seis turbinas Kaplan de pás fixas com uma capacidade total instalada de 578,4 MW.

© ANDRITZ

Os trabalhos de reabilitação da primeira unidade, unidade 2G6, na UHE Jebba foram concluídos com sucesso e a unidade foi entregue ao cliente, Mainstream Energy Solutions Limited, para operação comercial em 31 de outubro de 2023.

O escopo do projeto da ANDRITZ compreende a reabilitação de duas unidades, cada uma com capacidade de 96,4 MW, incluindo projeto, fabricação, instalação e comissionamento do gerador, componentes da turbina, portões, comutadores, equilíbrio mecânico e elétrico da planta, bem como os sistemas de automação, controle, proteção e excitação. O objetivo geral do programa de reabilitação é prolongar a vida útil do equipamento pelos próximos 40 anos.

Em reconhecimento ao excelente desempenho de segurança da equipe da ANDRITZ, toda a equipe de campo recebeu o ANDRITZ Site Safety Award. Este prêmio se deve às 319.000 horas/homem de trabalho, durante a execução do projeto, sem acidentes com afastamento. O Sr. Anton Schindele, Vice-Presidente de Serviços e Reabilitação da Áustria, entregou o prêmio à equipe do projeto Jebba na presença de nosso cliente.

Parabéns a Otmar Nager, Gerente da Obra; Samee Abdul Raheem, Vice-Gerente da Obra; Okwor Kingsley, Representante de Segurança; Gilbert Osajie, do Controle de Qualidade; Davies Drisu, da Administração da Obra; Josef Binder, Hans Peter Glaser, Nenad Mudric, Raimund Muhri, Hannes Ortner, Roberto Wanger, Emanuel Okyere, Fiagbor Foster, Slamet Santoso, Supervisores; bem como a participação ativa de nossa excelente equipe da obra.

Parabenizamos a equipe operacional da ANDRITZ de Jebba por essa conquista!

-------

30/11/2023: Rwanda, Cataratas de Rusumo - Primeira sincronização da Unidade No. 1

Após o bem-sucedido preenchimento da tubulação de sucção em julho de 2023, nossa equipe de instalação e comissionamento realizou com sucesso, em outubro de 2023, todos os testes da Unidade Nº 1 no Projeto Hidrelétrico Regional das Cataratas de Rusumo e, finalmente, a ANDRITZ recebeu o Certificado de Conclusão em 17 de outubro de 2023.

© ANDRITZ

O projeto está localizado nas Cataratas de Rusumo, na fronteira comum do rio Kagera, entre Rwanda na margem esquerda (Província Oriental, Distrito de Kirehe) e Tanzânia na margem direita (Região de Kagera, Distrito de Ngara).

Este é um marco importante no projeto, pois a usina agora fornecerá energia para as redes nacionais dos três países envolvidos. Isso mostra a grande colaboração entre as unidades da ANDRITZ na Alemanha, Áustria e Índia.

Embora a gerência do projeto, design básico, transporte à África, instalação e os trabalhos de comissionamento tenham sido realizados principalmente na Europa, o design detalhado, fabricação, aquisição e o transporte para o continente africano estavam principalmente sob a responsabilidade da Índia. Agora, o objetivo de toda a equipe do projeto é avançar com as atividades restantes de comissionamento e receber os Certificados de Conclusão e Aceitação Operacional contratuais das outras duas unidades no tempo previsto.

O Projeto Hidrelétrico Regional das Cataratas de Rusumo foi desenvolvido em conjunto dos governos do Burundi, Rwanda e Tanzânia, financiado pelo Banco Mundial. A parte civil do projeto foi concedida separadamente a uma joint venture diferente, enquanto a parte eletromecânica do projeto foi concedida à ANDRITZ. O contrato entre o cliente Rusumo Power Company Limited (RPCL) e Nile Equatorial Lakes Subsidiary Action Program (NELSAP), que agiu em nome da RPCL, e a ANDRITZ, foi assinado em novembro de 2016, tornando-se efetivo em fevereiro de 2017.

A usina final de energia hidrelétrica consiste em três unidades com uma capacidade instalada total de 80 MW, compartilhada igualmente entre os três países, e fornece eletrificação rural às comunidades localizadas nas proximidades das Cataratas de Rusumo. Enquanto a casa de força está localizada na Tanzânia, a subestação e a área de acampamento da ANDRITZ estão localizadas em Rwanda. Portanto, a usina não apenas fornece energia a três países diferentes, mas também representa um projeto que atravessa fronteiras.

-------

25/09 2023: Angola - A maior usina hidrelétrica do país já está totalmente concluída

Com uma capacidade de mais de 2 GW, Laúca é a maior usina hidrelétrica em Angola e a segunda maior instalação de energia hidrelétrica na África.

© ANDRITZ

Situada a quase 300 km de distância da capital Luanda, a construção da barragem criou um reservatório com uma área estimada em 200 km2 contendo cerca de 5,5 biliões de m3 de água.

Em quase uma década de desenvolvimento, a construção na usina hidrelétrica de Laúca foi iniciada em julho de 2013. No início de 2014, a ANDRITZ foi contratada para fornecer todo o escopo de fornecimento eletromecânico de ambas as usinas geradoras, mais transformadores e componentes adicionais para o comutador.

A usina geradora principal tem mais de 270 m de comprimento e inclui seis unidades concebidas, construídas e instaladas pela ANDRITZ. Cada uma possui uma potência nominal de 335 MW e uma usina geradora menor e separada que inclui uma unidade ECO-flow que desenvolve cerca de 70 MW.

A primeira turbina foi colocada em funcionamento em julho de 2017, a sexta e última turbina iniciou as operações em dezembro de 2020. Agora, em abril de 2023, foi obtido o PAC (Certificado de Aceitação Preliminar) para a última unidade, a unidade Eco Flow, concluindo com sucesso um projeto muito grande e desafiador, porém extremamente importante, não apenas para a ANDRITZ, mas também para o Gabinete de Aproveitamento do Médio Kwanza (GAMEK) que é proprietário e responsável pela operação da usina.

Com uma capacidade de cerca de 8.640 GWh por ano, Laúca é a espinha dorsal da moderna regulação da rede em Angola, fornecendo energia elétrica suficiente para atender à demanda de cerca de 8 milhões de residências. A ANDRITZ tem muito orgulho de estar contribuindo para isso, com seu trabalho de apoio ao desenvolvimento de usinas hidrelétricas limpas e sustentáveis, a exemplo da bela e gigante hidrelétrica que é Laúca.

-------

15/09 2023: ANDRITZ na Feira Internacional FACIM em Maputo, Moçambique

Com o objetivo de apresentar a ANDRITZ como um dos principais players no mercado hidroeléctrico em Moçambique, a ANDRITZ Alemanha participou da Feira Internacional de Maputo, Moçambique, que ocorreu de 28 de agosto a 3 de setembro de 2023.

© ANDRITZ

A exposição de empresas alemãs selecionadas foi organizada pelo Ministério Federal Alemão de Economia e Proteção Climática. O comitê de exposição concedeu ao pavilhão alemão, que incluía o estande da ANDRITZ, o prêmio de melhor pavilhão na FACIM 2023.

A exposição contou com a presença do Presidente de Moçambique, Vossa Excelência Filipe Jacinto Nyusi, e de outros altos representantes do governo, bem como da alta administração dos produtores de energia moçambicanos. Em seu discurso, o Presidente reiterou o objetivo do governo em posicionar Moçambique como o principal produtor de energia renovável no sul da África, a fim de atender à crescente demanda por energia no país e no exterior. 

O potencial hidroeléctrico de Moçambique é de cerca de 12.500 MW, o que o torna um dos maiores da África Subsaariana. Mais de 80% desse potencial está na bacia do Zambeze, onde está localizada a central hidroeléctrica projeto Cahora Bassa, de 2.075 MW. 

A ANDRITZ está pronta e orgulhosa para apoiar o desenvolvimento do potencial hidroeléctrico de Moçambique com sua tecnologia de ponta.

-------

31/05 2023: Fórum de Negócios ANGOLA 

Berlim – Com uma delegação de alto nível, liderada pelo Ministro da Economia e Planejamento, Sr. Mário Augusto Caetano João, o fórum se mostrou um evento muito interessante.

© ANDRITZ

O desejo da Angola em crescer ainda mais economicamente foi bastante discutido, pois durante sua apresentação, o Ministro destacou que o país intensificou seus esforços para diversificar sua economia e atrair investidores estrangeiros.

No setor de energia, o governo tem como objetivo aumentar a participação da capacidade de energia renovável, reduzindo a dependência dos combustíveis fósseis. Portanto, o país continuará focado na energia hidrelétrica como elemento-chave na estratégia do setor de energia. Até 2025, a capacidade esperada será de 6,6 GW.

A ANDRITZ tem muito orgulho de apoiar este projeto de desenvolvimento e forneceu todo o escopo eletromecânico para LAUCA, a segunda maior usina hidrelétrica da África, com uma capacidade total de 2070 MW, o suficiente para abastecer cerca de 8 milhões de domicílios angolanos. Agradecemos à embaixada angolana, à Afrika-Verein, à DIHK e à AHK Angola pela excelente organização.

-------

19/10 2022: Tedzani III, Malawi - Cerimônia de Assinatura da FAC em Blantyre

Em 28 de setembro de 2022, o CEO da EGENCO, Sr. William Liabunya, juntamente com Walter Schwarz, Gerente de Projeto da ANDRITZ Hydro, assinaram os Certificados de Aceitação Final (CAF) da modernização e aumento de potênciadas duas unidades da usina hidrelétrica Tedzani III.

© ANDRITZ

Um outro marco na brilhante relação entre as duas empresas.

Um agradecimento especial ao Diretor de Operações, Sr. Rex H. Muhome, que foi o maior incentivador para realização desse feito, à Blessings Phariwa, ao ex-Gerente da Usina e a toda a equipe da EGENCO.

Walter Schwarz declarou: "Como Gerente de Projeto da ANDRITZ Hydro, gostaria de agradecer também a toda a equipe ANDRITZ por tal profissionalismo e desempenho durante muito tempo em um ambiente desafiador".

O projeto foi encerrado para a plena satisfação de ambas as empresas. Além disso, deve ser mencionado que os objetivos comerciais, bem como o cronograma do Projeto de Reabilitação Tedzani III, foram mantidos.

Os destaques são:

  • Eliminação dos problemas de cavitação da turbina
  • Modernização de turbinas, geradores, automação e sistemas auxiliadres para padrões modernos e mais elevados
  • Aumento de potência de 26 MW para 31 MW
  • Confiabilidade comprovada de ambas as unidades

A usina hidrelétrica Tedzani III está localizada no sul do Malawi, cerca de 100 km a noroeste da cidade de Blantyre - o centro financeiro e comercial do Malawi e a segunda maior cidade do país. O contrato de reabilitação, modernização e modernização da usina hidrelétrica foi assinado em março de 2016. A ANDRITZ foi responsável por trabalhos de reparo e substituição especificamente definidos em turbinas e geradores, incluindo o comissionamento, bem como pelo projeto, fabricação, fornecimento, instalação e comissionamento de um sistema de controle e SCADA completamente novo, novos sistemas de excitação, proteção e sincronização.

-------

19/08 2022: ANDRITZ na FILDA em Luanda, Angola

A 37ª edição da Feira Internacional de Luanda FILDA (Feira Internacional de Luanda) - o maior evento industrial de Angola - teve lugar na Zona Económica Especial em Catete, de 16 a 20 de Julho de 2022. 

© ANDRITZ

A presença de mais de 600 expositores nacionais e estrangeiros de 15 países como Portugal, Alemanha, África do Sul, Itália, e Espanha mostrou o enorme interesse da economia neste evento. 

ANDRITZ participou na FILDA como parte de um stand conjunto do Ministério Federal Alemão para Assuntos Económicos e Energia e foi honrado pela visita do embaixador alemão Stefan Traumann.

O destaque deste ano foi uma sessão especial dedicada a jovens empresários que desempenham um papel relevante no processo de diversificação da economia, promovendo a inovação e o desenvolvimento humano, organizacional e tecnológico em Angola.

© ANDRITZ

-------

09/05 2022: Nyamwamba 2, Uganda - Comissionamento concluído com sucesso

Ambos os grupos turbina-gerador de Nyamwamba II foram postas em marcha e o projecto foi concluído com êxito.

© ANDRITZ

O local do projecto situa-se directamente a montante da actual central hidroeléctrica Nyamwamba I no rio Nyamwamba, no Distrito de Kasese, no oeste de Uganda.

Em Novembro de 2019, a ANDRITZ Hydro assinou um novo contrato para o fornecimento de um pacote completo "Water-to-Wire". O alcance do contrato para a ANDRITZ incluía o desenho, fabrico e fornecimento de dois conjuntos de turbinas-gerador Francis num pacote " Water-to-Wire", incluindo serviços de supervisão de montagem local e comissionamento. 

Apesar do forte impacto da pandemia de Covid, os trabalhos de instalação e comissionamento do projecto Nyamwamba II foram concluídos com êxito, para plena satisfação do cliente.

Após o projecto Nkusi, que foi concluído há quatro anos, esta é a segunda referência para a a divisão "small hydro" da ANDRITZ neste país africano. Nyamwamba II contribuirá com mais 33,5 GWh para a produção anual de energia renovável de Uganda.

Detalhes técnicos:
Potencia instalada: 8 MW
Alcance: 2 x 4 MW
Queda: 149,5 m
Velocidade: 1.000 rpm