ANDRITZ GROUP
  • OUR BUSINESS AREAS
  • MORE ANDRITZ SOLUTIONS

Notícias locais Brazil

06/09/2024: Modernização de Sistemas de Proteção dos Compensadores Síncronos da Subestação de Ibiúna

A ANDRITZ assinou mais um contrato de com a Eletrobras para a modernização do sistema de proteção dos quatro compensadores síncronos na Subestação Ibiúna, localizada em São Paulo.

© ANDRITZ

De acordo com o Gerente de Vendas, Fernando Cavalcanti, o escopo deste projeto consolida a ANDRITZ como referência no fornecimento e modernização de sistemas de automação de Compensadores Síncronos. “Este projeto, será um complemento ao projeto de modernização do sistema de excitação e sistema de controle de partida e parada dos Compensadores que já estamos executando. Destaca a nossa capacidade em fornecer soluções de ponta para o setor elétrico brasileiro.”, afirmou.

Após o kick-off meeting realizado pela equipe de engenharia no final de julho, foi realizada uma visita técnica em agosto. A equipe está focada na entrega do work statement, que será a base para o desenvolvimento do projeto executivo.

-------

09/08/2024: CEO da Andritz Hydro Brasil Visita Sobradinho e Reforça o Comportamento Seguro

O CEO da ANDRITZ HYDRO LTDA. Brasil, Dieter Hopf, acompanhado pela Gerente de Saúde e Segurança, Letícia Tanquini, visitou no dia 18 de julho a operação do projeto de modernização da UHE Sobradinho, no estado da Bahia. Atualmente, esta é a maior obra em andamento da empresa, pois conta com 170 colaboradores dedicados.

© ANDRITZ

Durante a visita, o presidente conduziu um Diálogo Diário de Segurança (DDS) para todos os colaboradores presentes, destacando a importância contínua das práticas de segurança no local de trabalho e reforçando as iniciativas da área de Saúde e Segurança (HSE) que recentemente passou por um diagnóstico de segurança e que iniciou em julho a campanha CUIDE-SE!, que ressalta a importância de cada colaborador para uma cultura sólida de comportamentos seguros.

“Esta visita marca um passo significativo no compromisso da ANDRITZ Hydro Brasil com a segurança, seguindo o diagnóstico de segurança apresentado em abril. A diretoria da empresa está amplamente comprometida em garantir um ambiente de trabalho seguro e saudável para todos os seus colaboradores e faremos esta consolidação da cultura de segurança em todas as suas operações”, disse Hopf.

A equipe de HSE local de Sobradinho foi, recentemente, reforçada, para garantir o alcance da meta zero acidente. “O compromisso da ANDRITZ Hydro Brasil em valorizar a segurança é fundamental para o sucesso e a sustentabilidade de seus projetos. A visita do Presidente às obras de Modernização da UHE de Sobradinho demonstra a dedicação da empresa em manter altos padrões de segurança e bem-estar para todos os seus colaboradores. A segurança é um valor inegociável, nossa prioridade”, finalizou Letícia.

-------

25/07/2024: Formalización del Inicio de la Modernización de la Central Hidroeléctrica de Rincón de Baygorria

El 9 de julio, ANDRITZ, en asociación con UTE y SACEEM, celebró la formalización del proyecto de modernización de la central hidroeléctrica de Rincón de Baygorria en el Palacio de la Luz en Montevideo, Uruguay. Este evento contó con la presencia de la presidenta de UTE, Silvia Emaldi, otras autoridades del sector energético y el Director General y COO de ANDRITZ Hydro, Marcelo Malafaia.

© ANDRITZ

El proyecto tiene como objetivo renovar completamente la central, aumentando su capacidad instalada a 120 MW y mejorando significativamente su confiabilidad operativa. ANDRITZ, en consorcio con SACEEM, es responsable de todas las etapas del proyecto, desde la ingeniería inicial hasta la puesta en marcha, incluyendo trabajos civiles, renovación de equipos y el montaje de más de 4.600 toneladas de componentes.

La modernización de la central hidroeléctrica de Rincón de Baygorria es un paso crucial para fortalecer la infraestructura energética de Uruguay, promoviendo el desarrollo sostenible y beneficiando a la sociedad en su conjunto.

-------

02/07/2024: Última Fase da Reforma de Vertedouros em São Simão

A ANDRITZ iniciou a terceira e última fase da reforma do vertedouro na Usina Hidrelétrica de São Simão, localizada na divisa entre os estados de Minas Gerais e Goiás. A equipe realizou a fase de remobilização no final de maio, com a contratação de pessoal de campo, montagem do novo layout do canteiro de obras com a montagem das estruturas básicas como, pipe shop, entre outras áreas.

© ANDRITZ

O trabalho se estende além do operacional para a conscientização dos colaboradores, por meio dos Diálogos Diários de Segurança (DDS) e treinamentos necessários para o início dessas operações.

O projeto de São Simão teve início em agosto de 2020 e abrange uma série de melhorias essenciais na infraestrutura do vertedouro – pintura em geral, troca de servomotores e da tomada d’água da usina, com engenharia, reforma de tubulações, instalação de novos sistemas hidráulicos e instalação de um sistema de automação – SDSC- completo integrando todos os novos sistemas eletromecânicos. A tomada d´água já foi reformada e entregue ao cliente em 2021.

A principal meta do cliente era aumentar a confiabilidade na captação de água e nas comportas do vertedouro por meio da instalação de novas unidades hidráulicas que funcionarão de forma redundante com as existentes que foram modernizadas pela ANDRITZ. A instalação de novas unidades hidráulicas na tomada d'água foi um desafio, pois foi realizada com sucesso em paradas de 8 dias.

A reforma do Vertedouro está atualmente na terceira fase e deverá estar concluída em outubro/24. “Com a fase final em andamento, a ANDRITZ continua comprometida em entregar um trabalho de alta qualidade, garantindo que todas as reformas e atualizações aumentem a eficiência, segurança e confiabilidade da Usina Hidrelétrica de São Simão”, complementou o Gerente do Projeto, Luiz Gabelini.

-------

04/06/2024: Modernização do sistema digital de supervisão e controle na Usina Hidrelétrica Corumbá

A ANDRITZ Hydropower é uma parceira de longa data da Eletrobras Furnas e, desde novembro de 2022 deu início a uma modernização que irá marcar um importante avanço tecnológico e operacional para a usina Hidrelétrica de Corumbá, no estado de Goiás. Os recentes testes do novo sistema de controle foram concluídos com sucesso e a empresa está comprometida em entregar um projeto de alta qualidade, garantindo a eficiência da operação e aumentando a confiabilidade da usina. 

© ANDRITZ

O escopo acordado com o cliente inclui modernizar o sistema digital de supervisão e controle (SDSC) das três unidades geradoras, serviços auxiliares, controle conjunto de potência e tensão, vertedouro, sistema supervisório (SAGE) e rede estruturada da Usina Hidrelétrica Corumbá. Com uma potência instalada de 375 MW, distribuída entre três turbinas Francis de 139 MW cada.

A equipe de Automação da ANDRITZ, iniciou a fase de testes do sistema, que consiste na verificação completa de todo o hardware e software da solução. “Utilizando um simulador embarcado de desenvolvimento, replicamos o funcionamento de uma usina hidrelétrica em laboratório para garantir que todos os equipamentos do sistema funcionassem conforme o esperado. Esta etapa rigorosa, iniciada em 11 de março de 2024 e concluída em 17 de maio de 2024, foi crucial para validar o software, hardware e as lógicas de controle, garantindo que o sistema foi concebido e fabricado”, comentou o Coordenador do Projeto, Rodrigo Santos.

A realização desses testes é fundamental para assegurar que toda a solução oferecida foi desenvolvida de maneira correta, desde o projeto básico até a especificação e fabricação dos equipamentos. Eles comprovam a qualidade da solução oferecida pela ANDRITZ e fortalecem a confiança do cliente, obtendo a aprovação necessária para a fase de implementação em campo. O prazo para a realização de todas as atividades de campo é de aproximadamente quatro meses, período durante o qual a equipe especializada da empresa irá realizar todo o processo de montagem e comissionamento dos sistemas.

O sistema de automação da UHE Corumbá está em operação desde 1997, e os equipamentos estão próximos do final de sua vida útil, o que os tornam desatualizados e difíceis de manter. Com a modernização, os sistemas se tornarão mais robustos e confiáveis, atendendo às normas vigentes e aumentando a segurança de pessoas e equipamentos. Isso resultará em uma redução significativa nas falhas das unidades geradoras e maior facilidade na manutenção e reposição de peças.

-------

31/05/2024: Conheça a excelência da ANDRITZ na produção de Compensadores Síncronos!

A ANDRITZ Hydropower Brasil possui um moderno centro fabril com 54.017 m², que representa o estado da arte em tecnologia industrial.

Somos especialistas na projeção, fabricação, instalação e manutenção de Compensadores Síncronos, equipamentos essenciais para garantir a estabilidade da rede elétrica, especialmente com a crescente inserção de fontes intermitentes de energia.

Nosso compromisso vai além da simples entrega de equipamentos. Na ANDRITZ, asseguramos o perfeito funcionamento de nossos produtos durante toda a sua vida útil. Nossa equipe de logística trabalha com precisão, garantindo que cada máquina chegue ao seu destino de forma segura e eficiente. Este compromisso com a qualidade e a precisão reflete nossa posição como protagonistas na Transição Energética brasileira.

No vídeo mostramos a saída de um estator do Compensador Síncrono de aproximadamente 140 toneladas que será entregue em uma subestação no Acre. Confira!

Se tem energia, tem ANDRITZ.

-------

23/04/2024: ANDRITZ promove treinamento sobre Diálogos de Carreira

O desenvolvimento de lideranças é um dos compromissos da ANDRITZ. Com isso em mente, foi iniciada uma série de workshops para o desenvolvimento de líderes; um programa abrangente, dividido em várias etapas estratégicas.

© ANDRITZ

O treinamento em diálogos de carreira, visa abordar a evolução do ambiente de trabalho contemporâneo e a importância do diálogo contínuo entre líderes e suas equipes, pois as mudanças no mercado de trabalho impactaram diretamente na construção do plano de crescimento nas empresas, hoje encarado de forma mais flexível, de acordo com as expectativas de cada colaborador levando em consideração o espaço organizacional.

Inicialmente, foram realizados dois encontros de sensibilização, em formato de webinar, nos dias 27 de março e 2 de abril, em que os líderes foram apresentados ao tema e seus desafios. Posteriormente, foram realizados nos dias 16 e 17 de abril mais dois workshops, com duração de duas horas cada, direcionados aos líderes, em todos os níveis. Enquanto um será presencial, voltado para os líderes da divisão Hydro, o outro será realizado on-line para líderes de outras entidades legais do grupo.

Além disso, estão previstos workshops adicionais para todos os colaboradores, com datas e público-alvo ainda a serem definidos. O programa também contará com mentorias para líderes, visando aprofundar os conceitos discutidos e garantir sua aplicação prática no ambiente de trabalho.

“A necessidade de promover esse treinamento surgiu a partir da análise da pesquisa de engajamento realizada anteriormente, que identificou a necessidade de aprimorar a comunicação entre líderes e suas equipes, especialmente no que diz respeito ao feedback e ao desenvolvimento de carreira, colocando o colaborador como protagonista da sua carreira e o líder e a empresa como suporte nesse processo. Com base nesses resultados, foi elaborado um plano de ação corporativo focado em melhorar a comunicação e promover uma liderança mais inclusiva. Para nós, este treinamento representa um passo crucial na formação de novas lideranças e na renovação do vocabulário dos líderes mais experientes, possibilitando conversas de carreira mais significativas e claras. Esse alinhamento de expectativas entre líderes e liderados é fundamental para promover o engajamento e o sucesso tanto individual, quanto organizacional”, afirmou a Head de Recursos Humanos, Catia Cardani.

O treinamento está sendo conduzido pela consultoria Produtive, reconhecida por sua expertise no tema e anos de pesquisa na área. O fundador da consultoria, Rafael Souto, está liderando as sessões de treinamento, garantindo uma experiência rica e interativa para os participantes.

Durante os workshops de sensibilização, houve trocas de ideias e experiências, demonstrando o engajamento e o interesse na temática abordada. Além disso, os participantes terão acesso a um site com conteúdo adicionais sobre carreira, proporcionando uma oportunidade contínua de aprendizado e desenvolvimento.

-------

15/04/2024: Testes de movimentação, pressão e estanqueidade em Sobradinho

A equipe da Andritz Hydropower Brasil segue realizando o trabalho de modernização das unidades geradoras da UHE de Sobradinho.  Os testes de movimentação, pressão e estanqueidade, da primeira unidade geradora reformada teve início entre o final de fevereiro e começo de março 2024.

O rotor que aparece nas imagens foi reformado pela equipe da ANDRITZ contemplando a completa recuperação retirando cavitações, poros e trincas, além da modificação do sistema de vedação entre o rotor/pás Kaplan.

Nas imagens abaixo é possível conferir os testes de pressão e vedação. Este procedimento envolveu supervisão de campo, engenharia do produto e seis montadores. Confira!

-------

21/03/2024: Dia das Mulheres na ANDRITZ: um encontro inspirador de autoconhecimento

Na ANDRITZ, reconhecemos a importância de celebrar e fortalecer o papel das mulheres em nosso ambiente de trabalho e na sociedade como um todo. No Dia Internacional das Mulheres, 8 de março, reunimos todas as colaboradoras para um enriquecedor momento de autoconhecimento.

© Adobe Stock - AdriaVidal

O evento teve início com uma calorosa abertura dos Diretores Bruno Moraes e Marcelo Malafaia, que destacaram o compromisso da ANDRITZ com a promoção da diversidade e inclusão. Em seguida, o evento aconteceu sob a orientação da renomada Coach e Facilitadora de Processos de Desenvolvimento, Fabiana Mello. 

As participantes tiveram o privilégio de mergulhar em reflexões profundas sobre as fases da vida e amadurecimento, além de refletirem como essas etapas enriquecem a forma como se posicionam no mundo. A facilitadora conduziu o encontro de forma que todas as colaboradoras pudessem contribuir, expressando sentimentos e pensamentos acerca do assunto.

A Head de Recursos Humanos Catia Cardani foi uma das idealizadoras do evento e comentou sobre a importância do tema escolhido. “A ANDRITZ deseja ter um ambiente mais diverso, inovador e inclusivo. Para que isso aconteça, as pessoas precisam estar cada vez mais preparadas para lidar com as adversidades e diferenças. Ter uma escuta mais empática, valorizar as boas ideias e compreender o contexto onde estamos inseridos é muito importante. O Autoconhecimento nos ajuda muito nisso. Quando compreendemos melhor a nós mesmos, nossos valores, jeito de pensar, agir, podemos construir um ambiente de pertencimento”, analisou.

Esta ação também reforça a campanha que a empresa lançou no final de fevereiro em que convidou a todos a “espalhar a energia feminina pelo mundo” com o estímulo à contratação, além de fomentar cada vez mais mulheres na engenharia. “É apenas um reflexo do nosso compromisso contínuo em criar um ambiente onde todas as vozes sejam ouvidas e valorizadas. Agradecemos a todas as mulheres que participaram deste evento e reafirmamos nosso compromisso em promover uma cultura de igualdade, respeito e apoio mútuo em todas as nossas atividades”, finalizou Cátia.

As colaboradoras também receberam um pingente feito com o cristal Ametista para marcar o momento de desenvolvimento e troca de experiências. Uma pequena lembrança de um dia grandioso.

-------

11/03/2024: Usinagens de campo da primeira unidade geradora em Sobradinho

A usinagem de campo dos componentes da primeira unidade geradora de Sobradinho foi concluída com sucesso em dezembro de 2023. Esse é um importante passo da obra que tem como escopo realizar a reforma de seis unidades geradoras. Nesse projeto, a ANDRITZ está trabalhando com uma das maiores turbinas Kaplan do mundo, que é considerada a maior com a qual a empresa já trabalhou, sendo esta, a segundo maior deste tipo, no Brasil.

Para realização deste trabalho, a ANDRITZ tem como suporte quatro máquinas de usinagem de campo, pois cada unidade geradora possui, além de componentes concretados e soldados no poço, componentes de dimensões e peso muito grandes (ex. tampa intermediária da turbina com mais de 10 m de diâmetro e mais de 100 toneladas) o que, em termos de logística e montagem, representaria um desafio, caso esses equipamentos tivessem que ser transportados até a fábrica.

A ANDRITZ investiu significativamente em máquinas de usinagem em campo para garantir o sucesso e a eficiência nessa modernização bem como aumentar a sua carta de equipamentos para serviços em campo. Das máquinas que estão em Sobradinho, duas foram construídas especialmente para esse projeto que se destaca pela diversidade e a adaptabilidade das soluções da ANDRITZ para atender às demandas específicas de seus clientes.

Sobradinho tem seis unidades geradoras. A modernização da segunda unidade já foi iniciada. A previsão para que a primeira, já em montagem, comece a gerar energia novamente é no primeiro semestre de 2024. Sua remontagem segue em fase avançada.

A reforma do segundo par de Unidades Geradoras começará assim que o primeiro estiver em plena operação. 

-------

27/02/2024: ANDRITZ deseja espalhar a energia feminina pelo mundo!

Na ANDRITZ, a valorização da diversidade é essencial para o nosso sucesso e inovação. Em um setor historicamente dominado por homens, como a engenharia, a inclusão de mulheres não só enriquece a equipe, mas também impulsiona a capacidade de lidar com os desafios complexos que enfrentamos diariamente.

Contratar mulheres para diversas áreas técnicas, especialmente na engenharia, pode ser um desafio, não por falta de talento, mas muitas vezes devido a barreiras culturais e sociais que persistem no Brasil e no mundo. Embora o número de mulheres graduadas nessa área tenha aumentado nos últimos anos, ainda há muito a ser feito para garantir que elas tenham as mesmas oportunidades de ingressar e progredir em suas carreiras.
 
De acordo com dados do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP), o número de mulheres matriculadas em cursos de engenharia no Brasil tem crescido de forma consistente. Hoje, as mulheres representam aproximadamente 30% dos estudantes dessas graduações em engenharia.
 
“É por isso que queremos destacar a importância da presença feminina na ANDRITZ Hydro Brasil. Queremos ser um ambiente onde as mulheres não apenas sejam bem-vindas, mas também tenham oportunidades iguais de crescimento e desenvolvimento profissional. Trabalhamos constantemente para criar um ambiente inclusivo, onde todas as vozes sejam ouvidas e valorizadas”, afirmou a Head de Recursos Humanos da ANDRITZ Hydro Brasil, Cátia Cardani.
 
Por meio de um vídeo, a ANDRITZ colheu depoimentos de colaboradoras para mostrar como é o dia a dia das mulheres na empresa. Os relatos são feitos por profissionais das mais diversas áreas: técnicas, gestão, administrativa e operacional. Essa iniciativa é um convite para que mais mulheres possam desenvolver o interesse em ingressar na empresa, contribuindo com suas habilidades únicas, perspectivas e experiências para impulsionar a inovação e o desenvolvimento da ANDRITZ.
 
Então, o desafio foi lançado: espalhar a energia feminina pelo mundo. 

-------

21/02/2024: Uruguai, Baygorria: teste de modelo de turbinas foi bem-sucedido.

A ANDRITZ mais uma vez se compromete com a qualidade e excelência em todas as suas entregas, por isso procura realizar cada etapa de seus projetos com participação ativa dos seus clientes, como foi o caso do teste de modelo de turbinas Kaplan realizado em novembro de 2023 em Linz, Áustria sob supervisão da UTE para o projeto de modernização da usina de Baygorria, localizada no curso do Rio Negro, próximo à cidade de Durazno, no Uruguai.

© ANDRITZ

O teste foi bem-sucedido e mostrou que a ANDRITZ continua no caminho certo rumo à geração de cada vez mais energia renovável e sustentável. Os colaboradores Sigrun Fugger, Alisson Duda, Rafael Pereira e Marcio Ferraguti estiveram presentes em todas as etapas dos testes.

“Com a conclusão com sucesso dos testes podemos seguir com o desenvolvimento dos projetos de Turbina, sendo a aprovação do ensaio de modelo a base para liberação de componentes críticos como o rotor Kaplan por exemplo. Os testes realizados visam comprovar a aderência aos requisitos solicitados pelo cliente, sendo uma simulação das condições de operação que compõe vários ângulos de abertura de pás, variação de queda, etc. A conclusão bem-sucedida desse ensaio é sem dúvidas um marco de suma importância para o seguimento bem-sucedido do projeto e demonstra o quão bem-preparada a ANDRITZ está para atender as diferentes necessidades de nossos clientes”, frisou Alisson.

Os resultados positivos deste teste são um testemunho do poder da sinergia entre tecnologia e expertise, aproximando a ANDRITZ de um futuro mais verde e resiliente.

O projeto de modernização inclui a reforma completa das três turbinas Kaplan e dos três geradores. O escopo de trabalho da ANDRITZ Hydro Brasil abrange o fornecimento de novos rotores Kaplan, ensaio de modelo reduzido das turbinas, novos estatores completos para os geradores e novos sistemas de proteção, novo sistema de supervisão e controle, novos sistemas de regulação de velocidade e tensão, sendo aplicadas soluções de Automação exclusivas da ANDRITZ para o mercado de hidrogeração, aumentando a geração e confiabilidade da Usina.

-------

22/01/2024: #TB: Reviva conosco os momentos mais empolgantes do SNPTEE 2023! 

Durante os dias 26 a 29 de novembro de 2023, a ANDRITZ participou do Simpósio Nacional de Produção e Transmissão de Energia Elétrica (SNPTEE) em Brasília. Foram quatro dias intensos, repletos de insights, debates e avanços significativos sobre o setor e, principalmente a respeito da Transição Energética.

A ANDRITZ se destacou com uma das empresas que impulsiona discussões importantes, com destaque para a apresentação de trabalhos demonstrando com o a empresa está preparada para a Transição Energética e promovendo o Compensador Síncrono, solução que visa o equilíbrio das redes intermitentes, equipamento que já é considerado um carro chefe do mercado de energia para 2024.

Reveja o vídeo com os melhores momentos da feira. Nele, capturamos a essência dinâmica e colaborativa que permeou o evento, destacando as palestras, debates e a conexão que fizeram deste simpósio gratificante e inesquecível para todos os participantes.

-------

20/12/2023: Vídeo de encerramento da SIPATMA 2023: Segurança em primeiro lugar!

Segurança em primeiro lugar: confira o vídeo emocionante feito para o encerramento da SIPATMA 2023 na ANDRITZ Hydro.

O evento aconteceu entre os dias 25 e 27 de outubro e reuniu todos os colaboradores para palestras e atividades interativas relacionadas à conscientização sobre segurança do trabalho.

O vídeo foi feito para o encerramento da Semana Interna de Prevenção de Acidentes no Trabalho e Meio Ambiente (SIPATMA) e destaca a importância da segurança no trabalho e conta com depoimentos comoventes das famílias dos nossos colaboradores.

A exibição comoveu a todos os presentes no evento e agora, queremos compartilhar esse valioso material com todos vocês. Aproveitem e lembrem-se: Voltem para casa em segurança!

-------


04/12/2023: ANDRITZ marca presença no 10º EGAESE 2023 no Brasil

A ANDRITZ, foi uma das empresas participantes do 10º Encontro de Gestão de Ativos e Engenharia de Serviços (EGAESE) sediado em São Paulo. Neste ano, o encontro aconteceu online durante 3 dias, de 23 a 26 de outubro e presencialmente de 30 a 31 de outubro. Realizando há uma década, o evento reúne cerca de 200 especialistas e executivos da área de energia hidrelétrica, além de órgãos reguladores governamentais como a ANEEL.

© ANDRITZ

O encontro proporcionou oportunidades de negócios e networking. Para representar a empresa participaram os Desenvolvedores de negócios Luiz Fontes e Marcelo Perpétuo.

Fontes e Perpetuo possuem expertise sólida em gestão de ativos, consolidando a presença da ANDRITZ no mercado brasileiro.” A ANDRITZ concentra seus esforços na expansão e consolidação de seu portfólio de produtos, com destaque para a área de "Gestão de Ativos", impulsionada por sua vasta experiência global e pela utilização de equipamentos e tecnologias amplamente reconhecidas na indústria”, disse Marcelo.

Para Fontes, essa participação reforça o compromisso da empresa em oferecer soluções de ponta e serviços de alta qualidade, alavancando a expertise global para atender às demandas do mercado brasileiro. “O encontro foi uma oportunidade valiosa para destacar a inovação e o conhecimento aplicado, reforçando o papel proeminente dessas empresas no cenário da gestão de ativos no Brasil”, finalizou.

-------

23/11/2023: ANDRITZ promove Kids Day em nossas unidades de Barueri e Araraquara

O mês outubro foi dedicado às crianças na ANDRITZ Brasil, e para celebrar os pequenos, foram promovidos dois eventos onde os filhos de colaboradores, tiveram a oportunidade de conhecer o local de trabalho dos pais.

© ANDRITZ

Em Barueri a celebração aconteceu no dia 18 de outubro. Já na unidade fabril de Araraquara, as crianças foram recebidas no dia 21. Em ambos os dias, os pequenos visitantes participaram de uma programação especial. 

As crianças conheceram os escritórios e, no caso de Araraquara foi realizada uma visita guiada nas fábricas elétrica e mecânica com a supervisão dos pais. Os eventos também contaram com lanchinhos variados e atividades de recreação, com brinquedos infláveis, brincadeiras guiadas em grupo e pintura facial.

Ao final, foi entregue um pacote repleto de guloseimas a todas as crianças e os pais receberam um brinde especial deste dia: uma foto com seus filhos no ambiente de trabalho contendo um ímã, para que possam recordar desse momento. 

A colaboradora Jaqueline Franchi, levou sua filha Amanda Franchi de 13 anos. A manhã na empresa foi aprovada por ambas. “O Kids day conseguiu unir a diversão das crianças e a visita as fábricas. Pude mostrar como é o nosso local de trabalho, minha filha teve a oportunidade de conhecer onde fico no meu dia a dia longe de casa, tirou fotos na minha mesa, foi um dia muito agradável, adorei a iniciativa da empresa!”, afirmou.

Vinicius Martinelli, Diretor de vendas, também expressou o contentamento do filho ao participar desse dia, “Foi muito emocionante, pois ele viveu um sonho ao se sentir um trabalhador e quis contribuir fazendo desenhos de turbinas... Simplesmente, brincamos de vida real e nos divertimos”, finalizou.

-------

09/11/2023: Brasília na rota da Hidrogeração: ANDRITZ na SNPTEE 2023!

A ANDRITZ é presença confirmada na XXVII edição da Semana Nacional de Produção e Transmissão de Energia Elétrica (SNPTEE) 2023, que ocorrerá de 26 a 29 de novembro em Brasília, no Centro Internacional de Convenções do Brasil (CICB).

© ANDRITZ

A SNPTEE é um dos eventos mais importantes no campo de produção e transmissão de energia elétrica da américa latina, reunindo profissionais, especialistas e empresas líderes do setor. Como uma das principais referências globais em tecnologias hidrelétricas e soluções de energia sustentável, nós da ANDRITZ, teremos o prazer de participar e compartilhar nossa expertise com a comunidade energética brasileira.

Nós estamos prontos para te receber em nosso stand no piso 3, nº. Estamos ansiosos para compartilhar ideias, colaborar e construir um futuro mais limpo e sustentável juntos. Junte-se a nós na SNPTEE 2023 e seja parte da transição energética do Brasil!

-------

25/10/2023: Explore os bastidores da nossa fábrica elétrica in Araraquara!

Em cada barra, peça e detalhes, há um compromisso de toda a equipe ANDRITZ Hydro com o fornecimento de soluções de qualidade para os clientes. Por isso, queremos convidá-lo a explorar o local que é um dos pilares da excelência de nossos produtos, a Fábrica Elétrica.

Nossa equipe trabalha incansavelmente para garantir que cada produto leve nossa identidade e valores, contribuindo para a geração limpa e sustentável de energia através de usinas hidrelétricas. Este vídeo nos oferece a chance de compartilhar com você nosso compromisso com a eficiência e a confiabilidade em cada etapa do processo de fabricação.

Esperamos que você aprecie este breve vislumbre de nossa fábrica e sinta nosso orgulho em ser ANDRITZ Hydro.

-------
 

05/10/2023: Conheça nossa Fábrica Mecânica 

Geradores, Compensadores Síncronos, Turbinas, entre outros produtos da ANDRITZ passam por uma equipe de especialistas que projetam e constroem soluções que atendam aos nossos clientes.

Mas você sabe como é uma fábrica mecânica de montagem de grandes peças? Viemos te apresentar um pequeno vislumbre dos bastidores da nossa capacidade fabril com estrutura localizada em Araraquara, interior de São Paulo.

Nossa fábrica mecânica é um símbolo de precisão e inovação, que atende grandes projetos no Brasil e no mundo. Cada peça produzida é mais do que um componente; é um elo vital em projetos de hidrogeração que alimentam cidades e indústrias espalhadas pelo globo. 

Estamos prontos para enfrentar os desafios mais complexos e ambiciosos, atendendo a projetos de hidrogeração de grande escala com confiança e expertise. Desde as turbinas de alto desempenho até os sistemas de controle avançados, cada detalhe é produzido com perfeição.

Assista ao vídeo agora e descubra de onde vem a excelência da ANDRITZ Hydro e fique ligado, porque em breve iremos apresentar também nossa fábrica elétrica.

-------

25/09/2023: ANDRITZ Hydro recebe Romeu Zema em Viena e confirma instalação de unidade em Minas Gerais

A ANDRITZ Hydro recebeu no dia 15 de setembro o governador do estado brasileiro de Minas Gerais, Romeu Zema, com sua delegação e membros da CEMIG- Companhia Energética de Minas Gerais no escritório da empresa em Viena, na Áustria.

© ANDRITZ

Durante a visita o Presidente da ANDRITZ Hydro Brasil, Dieter Hopf, apresentou o portfolio, os mais recentes desenvolvimentos para atender a transição energética e novos produtos para a área de mineração. Na ocasião, também foram apresentados outros projetos, como os de usinas reversíveis que funcionam em conjunto com parques solares, e uma solução pioneira de produção de E-Metanol a partir de hidrogênio verde e captura de carbono. 

A nova unidade da empresa em Governador Valadares tem como objetivo a integração da cadeia de fornecimento de Minas nos produtos da empresa e assim aumentar o valor agregado no Estado. A previsão de início da operação é ainda para este ano. 

“Temos orgulho em anunciar a confirmação de um dos maiores investimentos privados na região do Rio Doce nos últimos anos. A Andritz é uma reconhecida fornecedora mundial de equipamentos para grandes indústrias e traz toda a expertise para fortalecer ainda mais esse setor em Minas e gerar importantes empregos no nosso Estado”, declarou o governador. 
“A ANDRITZ mostrou um crescimento impressionante nos últimos anos no Brasil através de seus produtos inovadores e serviços customizados para a indústria brasileira. Somos líderes nas mega tendências mundiais, a exemplo da transição energética e mineração com reduzido impacto ambiental. Essa parceria com o governo de Minas Gerais chegou em um momento decisivo e importante para a empresa que se vê em constante expansão de clientes nacionais e internacionais. A participação da CEMIG, um dos protagonistas da transição enegética no Brasil, poderá ser um vetor adicional de crescimento da ANDRITZ, especialmente nas operação de Minas Gerais”, explicou Dieter Hopf.

A Invest Minas, órgão vinculado à Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico, teve grande participação na identificação de empresas mineiras que poderão formar parte da cadeia de fornecimento da ANDRITZ.  

Para João Paulo Braga, CEO da Invest Minas, a vinda da ANDRITZ vai abrir muitas oportunidades de negócios. “A empresa austríaca atua em setores em que Minas Gerais é líder no Brasil e no mundo, como mineração, metal-mecânica, agronegócio e energético. Além disso, há oportunidades de empresas mineiras serem fornecedoras de insumos e principalmente industrialização por encomenda, fortalecendo e gerando empregos em toda a cadeia produtiva”, enfatizou.

-------

08/09/2023: ANDRITZ Hydro fecha outro importante contrato com EPM na Colômbia

Com o objetivo de expandir cada vez mais sua participação no mercado de hidroenergia da América Latina, a ANDRITZ Hydro Brasil com apoio da ANDRITZ Hydro Colômbia, concretizou a assinatura de um importante contrato com a EPM - Emprestas Públicas de Medellín. Para que este projeto acontecesse, a equipe da ANDRITZ acompanhou essa oportunidade desde a fase de estudos de mercado até as licitações, que se iniciaram em meados de 2021. 

© ANDRITZ

O Gerente de Vendas da ANDRITZ Hydro Brasil Vinicius Martinelli comentou a importância deste contrato para a ANDRITZ Hydro Brasil. “Este projeto é um marco importante para a divisão de Serviços e Reabilitações visando expandir seus negócios na América Latina e também é o primeiro contrato do S&R Brasil assinado diretamente com a EPM”.

O escopo deste projeto inclui o design, fornecimento, fabricação, testes de fábrica e supervisão de montagem de três 3 novos estatores para a Central Hidrelétrica Playas da EPM. A ANDRITZ Hydro já faz parte desta história da construção da usina, uma vez que é a fornecedora original das Turbinas e Válvulas, fabricadas em Linz na Áustria.

A ANDRITZ está presente há muito tempo na Colômbia com contratos importantes, conforme afirma Carlos Sgro, Gerente Geral da ANDRITZ Hydro Colômbia. “Este é o maior contrato assinado na Colômbia em S&R, já tivemos contratos de grande porte em hidrelétricas como em Sogamoso de 800 MW e Carlos Lleras de 82 MW, porém um contrato de valor expressivo derivado da divisão de serviços nunca havia se concretizado. Além disso, este é o segundo contrato de serviço de geradores da ANDRITZ Hydro na Colômbia, o primeiro foi em 2015 com ALTO ANCHICAYA para CELSIA, o que consolida a participação da empresa na modernização de geradores hidrelétricos em nosso país”, afirmou.

-------

05/09/2023: Celebração do Dia dos Pais - Amor Pelo Futuro

Neste ano, o Dia dos Pais ganhou um significado especial na ANDRITZ Hydro Brasil, foi uma celebração não apenas da paternidade, mas também da conexão entre as gerações e o compromisso com um mundo melhor.

© ANDRITZ

Sob o tema "Amor Pelo Futuro", a área de Recursos Humanos realizou um evento em 11 de agosto que se tornou uma emocionante jornada de compartilhamento e reflexão, destacando o poder transformador da paternidade.

O ponto central do evento foi um vídeo emocionante, feito com a colaboração entre dois colaboradores que recentemente embarcaram se tornaram pais. No depoimento eles puderam contar experiências, descobertas e desafios, evidenciando como a responsabilidade de cuidar e nutrir uma nova vida influencia positivamente nossa jornada pessoal e profissional. Um dos momentos mais inspiradores foi a participação de um pai e seu filho, ambos colaboradores da empresa. A ação aconteceu de forma on-line e contou com mais de 100 participantes. 

A Head de Recursos Humanos Cátia Oliveira comentou a importância de eventos como esse. “À medida que celebramos o Dia dos Pais e olhamos para o futuro, reafirmamos nosso compromisso em continuar construindo uma empresa que valoriza as pessoas, a diversidade de experiências e perspectivas. O evento "Amor Pelo Futuro" nos lembra que, assim como cada novo pai traz consigo um mundo de oportunidades e aprendizado, nossa empresa também está evoluindo e crescendo a cada passo do caminho”, finalizou.

-------

04/09/2023: Equipe ANDRITZ na UHE Jaguara: extração de estator

Em Junho, a equipe que está trabalhando no Projeto de Modernização da UHE de Jaguara realizou a remoção do Estator, que foi completamente substituído.

© ANDRITZ

Devido à restrições da planta a remoção do Estator original envolveu um complexo estudo da equipe de engenharia e rigging.

A segurança é nossa prioridade número um, e para esta ação, seguimos todos os protocolos estabelecidos para que tudo ocorresse com excelência. Cada etapa foi executada com o mais alto padrão de segurança, garantindo a integridade de nossa equipe, das instalações e do ambiente.

Confira um vídeo com todo o procedimento.

-------

10/08/2023: ANDRITZ recebe importante pedido de modernização para a usina hidrelétrica de Jaguara, Brasil

A empresa brasileira ENGIE Brasil Energia concedeu ao grupo internacional de tecnologia ANDRITZ um contrato para a modernização da usina hidrelétrica brasileira de Jaguara.

© ENGIE Brasil Energia

Localizada em Rifaina, Estado de São Paulo, a usina hidrelétrica de 424 MW é um importante ativo da frota de geração hidrelétrica da ENGIE e está em operação ininterrupta desde 1971. A conclusão do projeto está prevista para o final de 2028.

O escopo de fornecimento da ANDRITZ inclui a modernização das quatro unidades geradoras de turbina Francis com capacidade de 106 MW cada, reguladores e reguladores de tensão, o sistema de automação e todos os sistemas auxiliares relacionados. O contrato será executado pela ANDRITZ Hydro Brasil.

O projeto visa à extensão da vida útil dos ativos e à melhoria de seu desempenho.

O contrato aumenta a parceria de longa data entre a ENGIE e a ANDRITZ e é o maior contrato que a ANDRITZ Hydro Brasil já assinou para um único projeto de modernização de usina hidrelétrica. Com a obtenção desse prestigioso contrato, a ANDRITZ consolidou ainda mais sua posição de líder no mercado hidrelétrico brasileiro.

-------

04/08/2023: VOLUNTEAM promove campanha de doação de sangue 

A equipe de colaboradores voluntários da ANDRITZ, VOLUNTEAM promoveu uma campanha de doação de sangue no mês de junho que obteve resultados incríveis.

© ANDRITZ

Essa ação solidária ocorreu simultaneamente nas duas unidades da empresa, com mutirões realizados na Fundação Pró-Sangue Hemocentro, em Barueri, e no Hemonúcleo Regional, em Araraquara.

A iniciativa foi uma oportunidade para unir os participantes em um gesto de solidariedade e fortalecimento de laços. A doação de sangue é um ato contínuo e cada bolsa doada pode salvar até três vidas. Com um índice de participação expressivo, a campanha foi um sucesso, com cerca de 30 colaboradores cadastrados. 

A ANDRITZ parabeniza todos os colaboradores que participaram da campanha e reforça o quanto a contribuição foi valiosa.

-------

01/08/2023: Arraial Julino na ANDRITZ Hydro Brasil

O arraial da ANDRITZ deste ano foi recheado de comidas típicas, descontração e muita alegria.

© ANDRITZ

Realizado tradicionalmente no escritório de Barueri e na unidade fabril em Araraquara, o Arraial tem como objetivo celebrar a cultura Brasileira e, também promover a interação dos colaboradores da mais diversas áreas.

Ao todo cerca de 400 colaboradores participaram da festividade que contou com uma variedade de doces, bolos e pratos recheados de nostalgia. Outra iniciativa que movimentou os colaboradores foi o “Correio ANDRITZ”, uma releitura da brincadeira conhecida como Correio Elegante.

A área de comunicação disponibilizou um modelo de cartão virtual em que os colaboradores puderam enviar mensagens para seus colegas. Ao todo foram mais de 200 mensagens enviadas, comprovando o grande sucesso da ação que servirá para encabeçar outras inciativas. No ano que vem tem mais!

-------

25/07/2023: Consórcio Saceem - ANDRITZ assume modernização da UHE Rincón de Baygorria

Projeto irá assegurar o aumento de confiabilidade à usina e aumento da geração de energia renovável.

© ANDRITZ

Expandir seus contatos e contribuições para o setor da hidrogeração é uma das missões da ANDRITZ Hydro Brasil, que firmou mais uma parceria, desta vez com a SACEEM, empresa uruguaia de reconhecido prestígio nas áreas de Engenharia e Construção.
Por meio deste consórcio foi assinado um contrato com a UTE (Administración Nacional de Usinas y Transmisiones Eléctricas) para a execução do projeto de modernização da UHE Baygorria, localizada no Rio Negro, próximo a cidade de Durazno, no Uruguai. A usina entrou em operação comercial em julho de 1960 e, atualmente, possui 108 MW de potência instalada.

O objetivo da UTE é aumentar a geração de energia através de novos rotores Kaplan e geradores. O consórcio apresentou a oferta com maior ganho de energia, ou seja, maior eficiência na turbina em comparação as demais propostas. Com mais de 175 anos de atuação no mercado de hidrogeração, a ANDRITZ é a fornecedora original das turbinas de Baygorria, sendo a empresa que possui as melhores condições técnicas para a modernização, além da tecnologia e experiência necessária em desenvolvimento hidráulico para modernizações a nível global.

O projeto de modernização inclui a reforma completa das três turbinas Kaplan e dos três geradores. O escopo de trabalho da ANDRITZ Hydro Brasil abrange o fornecimento de novos rotores Kaplan, ensaio de modelo reduzido das turbinas, novos estatores completos para os geradores e novos sistemas de proteção, novo sistema de supervisão e controle, novos sistemas de regulação de velocidade e tensão, sendo aplicadas soluções de Automação exclusivas da ANDRITZ para o mercado de hidrogeração, aumentando a geração e confiabilidade da Usina.

Já sob responsabilidade da Saceem estão incluídas a modernização dos sistemas auxiliares elétricos e mecânicos da Usina, construção de nova sala de comando, renovação dos sistemas de resfriamento, ar comprimido, ventilação, anti-incêndio, inspeção e renovação das pontes rolantes e pórticos. 

“Nos últimos anos, vimos um grande avanço das tecnologias aplicadas às hidrelétricas. Isso, combinado as pesquisas de desenvolvimento contínuas da ANDRITZ, que nos permitem impulsionar o sucesso dos nossos clientes com soluções cada vez mais inovadoras e responsáveis por aumentar a vida útil das Usinas, com maior confiabilidade e segurança operacional.’’ – afirma Dieter Hopf, CEO da ANDRITZ Hydro Brasil. 

Capacidade de geração

A Usina de Baygorria constitui o segundo aproveitamento de utilização da energia do Rio Negro e integra um sistema em cascata que começa com a Central Hidroeléctrica Gabriel Terra (Rincón del Bonete) e termina com a Central Constitución, construída em Paso Palmar. O parque produtivo da UTE tem capacidade de geração de aproximadamente 1,6 GW, sendo destes 300MW de usinas hidrelétricas.

A potência total fornecida pela Central de Baygorria, medida no Sistema Coletor de Montevidéu, é de 87.000 kW para regime normal; a potência de garantia é de 65.000 kW e a energia anual é de, em média, 400 milhões de kWh. Com previsão de conclusão em agosto de 2028, o projeto marca a primeira parceria da ANDRITZ com a UTE.

-------

13/07/2023: Frédéric Sauze visita a fábrica em Araraquara

A ANDRITZ Hydro Araraquara recebeu no dia 14 de junho a ilustre visita de todos os membros do conselho da ANDRITZ Hydro Brasil, liderado por Frederic Sauze, responsável mundial pela área de negócios, para realizar, pela primeira vez, a reunião do conselho da ANDRITZ Hydro Brasil neste local.

© ANDRITZ

Esta visita aconteceu em um importante momento para a empresa, por conta das reformas concluídas nas fábricas Mecânica e Elétrica, que foram adquiridas pela companhia em 2018, e onde foram realizados investimentos importantes nas máquinas e edificações, não só para garantir a qualidade dos produtos e eficiência da produção, mas também, maiores níveis de segurança de trabalho. Este trabalho também teve finalidade de reduzir o consumo de água e energia.  

Após uma extensa visita às áreas produtivas, houve um encontro com todos os colaboradores no qual, Frédéric apresentou a estratégia do Grupo e destacou o compromisso da ANDRITZ com o Brasil e com a fábrica de Araraquara, em particular, pela sua importância no supply chain da ANDRITZ Hydro mundial. “A crescente participação da ANDRITZ Hydro Brasil nos projetos impulsionados pela transição energética, acontecendo no mundo inteiro, exige os mais altos patamares de qualidade nas entregas e um forte compromisso com prazos e orçamentos”, destacou Frédéric, que também elogiou os colaboradores pela organização e limpeza das fábricas e pela organização da visita, que excedeu as expectativas.

Os colaboradores interagiram com o visitante, fazendo perguntas sobre os mais variados temas, entre elas, a respeito dos desafios que o grupo poderá enfrentar nos próximos anos, relacionados ao mercado de energia brasileiro e mundial. 

“É importante frisar que a fábrica de Araraquara já fornece equipamentos para o mundo inteiro entre eles, Pump Turbines para a Índia e compensadores síncronos para os Estados Unidos e, as melhorias feitas nas fábricas, as deixaram preparadas para ampliar essa participação em projetos internacionais. Aproveito também para agradecer aos envolvidos pelo compromisso e a dedicação. Ficou evidente a paixão dos colaboradores pela empresa e o empenho para desenvolver um bom trabalho”, afirmou Dieter Hopf, presidente da ANDRITZ Hydro Brasil. 

-------

06/07/2023: ANDRITZ fornecerá compensador síncrono para subestação de Encruzo Novo

A ANDRITZ Hydro Brasil assinou um novo contrato com a Transmissora Aliança de Energia Elétrica S.A. – TAESA, que é um dos maiores grupos privados de transmissão de energia do país.

© ANDRITZ

Em conversa com o Gerente Executivo de Planejamento e Engenharia da Expansão da TAESA, Emmanuel Pasqua de Moraes, a busca pela excelência e inovação foi o principal fator que impulsionou mais este projeto com a ANDRITZ. “Nossa empresa está em constante busca por soluções diferentes das já praticadas no setor, este é um dos nossos desafios para criar um modelo de negócios competitivo. Sentimos que a ANDRITZ desenvolveu um pensamento assertivo para os projetos que nossa empresa necessita”, afirmou.

O contrato prevê que os serviços sejam realizados no estado do Maranhão, nordeste brasileiro, e a ANDRITZ será a responsável pelo fornecimento, instalação e comissionamento de um compensador síncrono, sistema de excitação, controle e proteção, transformador elevador, auxiliares elétricos e mecânicos, para garantir o fornecimento de energia para as regiões de Açailândia, Buriticupu, Vitorino Freire (MA) e Dom Eliseu (PA).

O projeto também é composto por diversas subestações e linhas de transmissão e inclui: SE 230kV Encruzo Novo - Compensação Síncrona – 1 x (-30/+50) MVar. As obras das Subestações em 230 kV permitirão atender a expansão do mercado consumidor na região do interior do Maranhão e algumas partes do Pará, provendo uma nova subestação de Rede Básica para atendimento ao mercado. 

As expectativas de ambas as empresas são as melhores possíveis, uma vez que a TAESA teve todo detalhamento da solução feito pela ANDRITZ antes do leilão de concessão. “Trabalhamos sempre entendendo as necessidades dos parceiros. O objetivo é que possamos apresentar as melhores soluções técnicas visando a otimização do CAPEX. Para isso, a equipe da ANDRITZ estrutura os projetos prevendo oportunidades de melhoria sempre de olho no que o mercado de transmissão necessita”, afirmou o Diretor de vendas, Sérgio Gomes.

A concessão da nova subestação foi licitada pela ANEEL (Agência Nacional de Energia Elétrica) no leilão de transmissão de 16 de dezembro de 2022. Após o fornecimento e a instalação do novo compensador síncrono pela ANDRITZ, a subestação será capaz de fornecer ou absorver reativos da rede elétrica, ajudando a estabilizar o sistema.

Para Emmanuel, a TAESA vê a ANDRITZ como parceira em mais projetos. “A atuação da ANDRITZ com compensadores síncronos é notável e vejo que há diversas possibilidades de desenvolvermos trabalhos relacionados a instalações desses equipamentos em nossas subestações”, finalizou.

-------

27/06/2023: Delegação de Salto Grande Binacional visita ANDRITZ Hydro Brasil

No dia 2 de junho, a ANDRITZ Hydro recebeu na fábrica em Araraquara uma delegação de alto nível da Salto Grande Binacional, importante hidrelétrica localizada no Rio Uruguai, entre Concordia, na Argentina, e Salto, no Uruguai. 

© ANDRITZ

Os visitantes foram acompanhados pelo Diretor de Vendas, Sérgio Gomes; os gerentes das fábricas Elétrica e Mecânica Fabio Certo e Denis Loureiro; o Gerente de Qualidade e Meio Ambiente, Leonardo Ferreira; o Gerente da Engenharia Everton Von Zuben; o colaborador da Automação, Marcelo Sumarán e os integrantes do time de Desenvolvimento de Negócios, Alexis Mozarovski e Gederson Malagola.

Na ocasião, o time ANDRITZ, pôde apresentar soluções e tecnologias em geradores, turbinas e automação voltadas para o estado da arte em modernizações de hidrelétricas. A delegação de Salto Grande teve oportunidade de visitar a Chesf, e viram de perto a obra de Modernização da Usina de Sobradinho que está sendo executada pela ANDRITZ. 

De acordo com Sérgio Gomes, as turbinas de Sobradinho são as maiores máquinas Kaplan já desmontadas no Brasil para modernização. Produzidas originalmente por um fabricante da extinta União Soviética estas máquinas são da mesma época de fabricação das turbinas de Salto Grande.

“Nos últimos anos a ANDRITZ Hydro consolidou a experiência na modernização de grandes usinas e é o fabricante que mais modernizou turbinas tipo Kaplan. Temos equipes de engenharia própria no Brasil com todas as disciplinas para executar uma modernização como esta, bem como, possuímos uma fábrica completamente preparada para produzir todos os equipamentos novos e fazer os reparos necessários para que as máquinas possam com confiabilidade por mais um ciclo de vida. Um grande diferencial competitivo que acelera o ciclo de modernização de fato é a ANDRITZ possuir equipamento de Usinagem de campo, equipamento moderno e com precisão acurada. Nossa tecnologia está a serviço de nossos clientes e ficamos felizes em poder compartilhar experiencias com eles”, frisou Gomes.

-------

20/06/2023: ANDRITZ alia excelência e tecnologia com usinagem em campo em Sobradinho

O contrato firmado com a CHESF continua seguindo os padrões de excelência da ANDRITZ. Atualmente o projeto está pautado pela realização de serviços de usinagem na modernização da usina de sobradinho, com o foco nas turbinas Kaplan.

A obra já avançou mais de 23%, com a unidade 2 desmontada e passando por diversas intervenções, realizadas pela equipe especializada de campo da ANDRITZ. 

O projeto consiste na reforma de seis unidades geradoras e turbinas tipo Kaplan Vertical que iniciaram a operação entre 1979 e 1982, o que representa que estes equipamentos possuem mais de 41 anos em operação.  Outro ponto importante do escopo são as Turbinas: 175 MW cada uma, com 27 m de queda, diâmetro do rotor de 9 500mm.

Em sobradinho a ANDRITZ utiliza uma máquina própria de usinagem de campo, desenvolvida especialmente para estes tipos de atividades, e adequada para os mais diversos serviços e modernizações complexas. Este tipo de serviço, é exclusivo para o mercado de hidro geração.

Um dos principais diferenciais, além da máquina de usinagem é que também agrega em seus serviços toda a automação, proteção, reguladores de velocidade e tensão com engenharia própria e equipamentos projetados para entregar qualidade e para garantir a funcionalidade das atividades realizadas pela equipe técnica ANDRITZ.

A experiência da ANDRITZ vem de casa; a fábrica de Araraquara está preparada para produzir geradores e turbinas completas. Capacitada e especializada em serviços de reparos e modernizações de usinas. Esta expertise chama a atenção de importantes instituições do setor de hidro geração. Este projeto é um modelo do que está por vir no segmento. Outras modernizações dentro e fora do Brasil, terão como referência este trabalho. 

Sobre o projeto

A ANDRITZ foi a escolhida, em março de 2020, para realizar a modernização completa e digitalização de uma das usinas controladas pela Companhia Hidrelétrica do São Francisco (CHESF). Localizada em um importante manancial do nordeste brasileiro, a Usina Hidrelétrica de Sobradinho, encontra-se no Rio São Francisco no estado da Bahia, Brasil. 

A usina hidrelétrica de Sobradinho foi inaugurada em 1979 e é uma das maiores usinas em operação no Nordeste brasileiro, com capacidade instalada de 1.050 MW. Sua barragem tem 59,4 km² de área inundada e um reservatório com possibilidade de armazenar até 34,1 bilhões de metros cúbicos de água.

-------

15/06/2023: ANDRITZ promove visita de comitiva brasileira a Áustria

A ANDRITZ tem como objetivo participar ativamente da transição energética brasileira e não está medindo esforços para garantir que sua força no setor de hidroenergia seja vista por aqueles que acompanham essas mudanças.

© ANDRITZ

Baseado nisso, foi criada uma delegação com importantes nomes do setor, representantes do Ministério de Minas de Energia, da ANEEL e da Câmara dos Deputados e empresários Brasileiros, para realizar uma visita nos principais pontos de geração de energia hidrelétrica na Áustria.

Esta visita se tornou possível por meio do trabalho da presidência e diretoria da ANDRITZ que realizou com excelência, fortes conexões entre empresários e autoridades do setor que aproximaram membros do governo, embaixada austríaca, clientes e instituições de destaque como a ABRAGEL- Associação Brasileira de Energia Limpa, para fomentar ideias, soluções e projetos para os desafios que o Brasil enfrentará nos próximos anos.

O intuito da visita foi a troca de informações relacionadas a pump storage, funcionamento de unidades multipropósito e geração de hidrogênio verde. Seguindo essa pauta, os participantes tiveram a oportunidade de conhecerem a UHE Freudenau em Viena, a maior unidade urbana de geração de energia da Áustria, além de um tour pelo laboratório hidráulico da Andritz em Linz e Usina de Hintermuhr.

O Diretor de vendas Sérgio Gomes, acompanhou o grupo e afirmou que esta visita foi uma oportunidade de trocar experiências. “Nossa empresa está empenhada em promover o compartilhamento de conhecimento de forma a expandir nossas conexões e mostrar toda a nossa capacidade enquanto empresa de oferecer serviços e promover soluções. A ANDRITZ está ao lado dos seus parceiros para todos os desafios envolvendo a transição energética”.

Outro assunto mencionado e que foi um dos pontos altos do benchmarking foi a gestão dos steakholders da região aonde as unidades de geração estão alocadas. O Presidente da ANDRITZ Hydro Brasil Dieter Hopf comentou sobre como as iniciativas adotadas pelas indústrias Austríacas podem ajudar a criar ações com impactos positivos no Brasil. 

“A Áustria é um modelo de geração de energia sustentável com uma geografia que permite uma geração abundante. Um ponto importante a frisar é que junto com toda essa energia, vem a criação de empregos, pois atualmente é indicado que a demanda de eletricidade aumentará na próxima década. O Brasil tem todo esse potencial e é um país que proporciona o desenvolvimento e a ANDRITZ quer estar envolvida em todas as melhorias que a transição energética trará”, finalizou Dieter.

A viagem também foi oportuna para promover encontros entre os governos. Uma comitiva do Ministério de Minas e Energia, Câmara dos Deputados e o Sr. Dieter Hopf participaram de encontros no parlamento austríaco e tiveram a oportunidade se reunirem com a Ministra de Clima e Energia Leonore Gewessler.

-------

02/06 2023: Presidente da ANDRITZ Hydro Brasil participa de reunião com parlamentares austríacos no Ministério de Minas e Energia

O Presidente da ANDRITZ Hydro, Dieter Hopf, esteve no dia 16 de maio em Brasília, Distrito Federal do Brasil, para uma reunião entre importantes nomes do Ministério de Minas e Energia, Sr. Stefan Scholz, Embaixador da Áustria no Brasil, membros do parlamento Austríaco e diretoria da ABRAGEL-Associação Brasileira de Energia Limpa para discutirem a transformação energética em pleno desenvolvimento no país.

© ANDRITZ

O encontro aconteceu por intermédio da ABRAGEL, conforme explica Fernando Vilela que representou a instituição. “A delegação austríaca ficou muito impressionada com as informações sobre o setor de hidroenergia em nosso país. A reunião ocorreu de maneira tranquila e foi produtiva. Com certeza os laços entre Brasil e Áustria foram fortalecidos”, frisou.

Representando o Ministério, estiveram Thiago Barral, Secretário de Transição Energética; Gentil Nogueira, Secretário de Energia Elétrica, Efrain Cruz, Secretário Executivo e o Assessor Internacional do Ministério Luiz Guilherme Cintra, que falou sobre o encontro. “A reunião foi positiva e todos os secretários explanaram o interesse de cooperação entre os países. A ANDRITZ já é conhecida entre todos do ministério, por ser uma empresa estabelecida no Brasil há vários anos e estamos felizes por poder promover este importante debate para o futuro da energia sustentável e limpa”.

-------

30/05 2023: Compensadores síncronos para Subestações Cachimbo e Novo Progresso no Pará, Brasil 

A ANDRITZ Hydro Brasil, empresa multinacional de origem austríaca, pertencente ao grupo ANDRITZ, assinou contrato com a STERLITE POWER BRASIL, desenvolvedora indiana líder em projetos de infraestrutura de transmissão de energia integrada, e será responsável pelo fornecimento, instalação e comissionamento de compensadores síncronos, sistemas de excitação, controle e proteção, transformador elevador, auxiliares elétricos e mecânicos para as subestações Cachimbo e Novo Progresso, localizadas no estado do Pará, Brasil. 

© ANDRITZ

As obras das Subestações de Cachimbo e a Novo Progresso em 230 kV permitirão atender a expansão do mercado consumidor na região do interior do Mato Grosso e Pará, provendo uma nova subestação de Rede Básica para atendimento ao mercado.

A concessão das novas subestações foi licitada pela ANEEL (Agência Nacional de Energia Elétrica) no leilão de transmissão de 30 de junho de 2022. Após o fornecimento e instalação dos novos compensadores síncronos de +45/-45 Mvar pela ANDRITZ, as subestações serão capazes de fornecer ou absorver reativos da rede elétrica, ajudando a estabilizar o sistema. 

‘’Um setor de energia dominado por recursos renováveis é fundamental para a transição global para a energia sustentável. No entanto, as mudanças no mix de geração por conta dos volumes crescentes de geração de energia renovável amplamente distribuída e intermitente, juntamente com a eliminação progressiva de recursos movidos a combustíveis fósseis, está criando um grande desafio para os operadores do sistema que precisam garantir sistemas de transmissão e distribuição estáveis, confiáveis e seguros.’’ – explica Dieter Hopf, Diretor Geral da ANDRITZ Hydro Brasil. 

‘’Por mais de 120 anos a ANDRITZ vem fornecendo diversas máquinas síncronas e não síncronas, principalmente para fins de geração. Hoje, aproximadamente 5000 unidades ainda estão em serviço em todo o mundo, contando com décadas de experiência em usinas e integração de sistemas no negócio da energia renovável.’’ – complementa Dieter.

O projeto tem previsão de conclusão em outubro de 2027.

-------

22/03 2023: ANDRITZ Hydro Brasil comemora os 170 anos de história, inovação e paixão por  engenharia do GRUPO ANDRITZ 

Como parte da celebração dos 170 anos do Grupo ANDRITZ, convidamos alguns colaboradores para contar um pouquinho sobre o porque ser parte dessa história é motivo de orgulho!

-------

15/03 2023: ANDRITZ Hydro Brasil participa de encontro promovido pela IHA

Recentemente, Dieter Hopf, CEO da ANDRITZ Hydro Brasil, participou do encontro promovido pela IHA (International Hydropower Association), no Rio de Janeiro, que reuniu grandes empresas do setor hidrelétrico nacional e teve como objetivo de discutir iniciativas que devem potencializar o desenvolvimento hidrelétrico no país.

© IHA

O Brasil possui a segunda maior capacidade hidrelétrica instalada do mundo, e uma das propostas apresentadas no encontro refere-se ao grande potencial de desenvolvimento de hidrelétrica de médio porte, com menor complexidade de licenciamento ambiental e capazes de dinamizar o segmento e assegurar energia renovável para a expansão da geração no país.

Outro ponto importante é a modernização das usinas hidrelétricas já existentes, o que poderia gerar aumento da capacidade instalada em 51 centrais em funcionamento há mais de 30 anos, resultando em um ganho expressivo de energia.

“O Brasil tem uma vantagem enorme em sua transição energética. Dos mais de 70 GW de capacidade hidrelétrica da América do Sul, grande parte é do Brasil e tem mais de 30 anos em operação. Isso representa uma grande oportunidade para modernização das unidades, além de novos negócios neste segmento por meio de novas usinas médias. Estamos prontos para ajudar a desenvolver um sistema elétrico sustentável, moderno e acessível”, destaca o diretor-executivo da IHA, Eddie Rich.

Em resumo, as recomendações endereçadas pela IHA são:

1. Utilização do Padrão de Sustentabilidade Hidrelétrica nos processos de desenvolvimento, implantação, financiamento e operação de usinas hidrelétricas.

2. Promoção da preparação de projetos para concessão. Sem os devidos estímulos, financiamentos e garantia de reembolso do investimento nos estudos, as empresas de engenharia e investidores-operadores não elaboram esses estudos e, consequentemente, não há novas concessões.

3. Melhora da regulamentação de forma a remunerar adequadamente as usinas hidrelétricas e reservatórios por seus serviços ancilares, como flexibilidade, despacho e armazenamento, que ajudam a viabilizar fontes intermitentes de energia.

4. Aumento da capacidade das centrais existentes através da modernização, estimando-se um aumento de 5% a 20% da capacidade instalada em 51 centrais antigas.

Sobre a IHA

A International Hydropower Association (IHA) é uma organização sem fins lucrativos comprometida com a energia hidrelétrica sustentável. Nossa missão é promover a energia hidrelétrica sustentável construindo e compartilhando conhecimento sobre seu papel em sistemas de energia renovável, gestão responsável de água potável e soluções para mudanças climáticas. Conseguimos isso por meio do monitoramento do setor hidrelétrico, construindo uma plataforma aberta, inovadora e confiável para conhecimento e avançando estratégias que fortalecem o desempenho do setor. 

Saiba mais: www.hydropower.org .

-------

09/03 2023: ANDRITZ Hydro Brasil investe na capacitação das frentes de serviço de campo

Na última quinta-feira (23), a ANDRITZ Hydro Brasil promoveu o primeiro evento do Programa CapacitA, criado com o objetivo de fornecer a capacitação necessária para que mestres de obra tornem-se encarregados identificados e guiados pelos valores e princípios da ANDRITZ.

© ANDRITZ

A capacitação, complementar as diretrizes de qualidade já praticadas por todo o quadro de colaboradores mundialmente, reforça o papel de líderes de equipes pré-definidas nas frentes de serviço, formando um time preparado para tomar decisões assertivas e essenciais para assumir novos projetos de forma eficiente, tendo como base a cultura corporativa do Grupo ANDRITZ.

O Programa terá uma duração de dois anos e será uma peça-chave para seguirmos cumprindo com a nossa missão de entender e atender as necessidades e expectativas de nossos clientes, garantindo a satisfação e criando um ambiente de relações justas e confiáveis de longo prazo.

-------

22/02 2023: Acre, Brasil - Três Compensadores Síncronos para maior estabilidade da rede

Recentemente, a ANDRITZ Hydro Brasil recebeu um pedido para fornecer três Sistemas de Compensadores Síncronos, incluindo sistemas de potência e auxiliares elétricos, sistemas de controle, excitação e proteção para a subestação Tucumã & Feijó, no estado Acre, Brasil.

© ANDRITZ

Construtora do projeto e nosso cliente, a Transmissora Acre II faz parte do Grupo Zopone que, atualmente, é responsável por diversos projetos de expansão da rede de transmissão na região norte do Brasil.

Um dos projetos envolve a instalação de um Compensador Síncrono de +150 / -90 Mvar na Subestação 230kV Tucumã, perto de Rio Branco, capital do Acre. 

Os outros dois Compensadores Síncronos, +/- 45 Mvar cada, serão instalados na Subestação 230kV Feijó, localizada a cerca de 360 km a oeste de Rio Branco, a meio caminho da fronteira do Brasil com o Peru.

O objetivo da expansão das subestações é melhorar as suas capacidades técnicas e, consequentemente, apoiar a transição energética no Brasil e garantir mais energia renovável para o país. Além da expansão, o projeto também promoverá melhoria e aumento da estabilidade da rede de transmissão da energia elétrica. O abastecimento das cidades, vilarejos e fazendas da região exigem linhas de transmissão muito longas que requerem mais inércia, potência e melhor capacidade de fluxo de energia do sistema. 

Estamos orgulhosos de ter recebido esse contrato, que apresenta desafios logísticos, mas de extrema importância para o fornecimento de eletricidade para a população local. Essa parceria reforça a posição de mercado da ANDRITZ como fornecedor de Compensadores Síncronos no Brasil e na América do Sul.

-------

05/12 2022: Usina Hidrelétrica de São Roque

A ANDRITZ Hydro Brasil encerrou, com excelência, a supervisão final da montagem e o comissionamento das três unidades geradoras da Usina Hidrelétrica de São Roque, localizada no Rio Canoas, na Região Meio Oeste do estado de Santa Catarina!

O projeto abrangeu serviços de Engenharia, Fábrica e Campo, consistindo no fornecimento das Turbinas, Reguladores de Velocidade, Sistemas de Excitação, supervisão de  montagem e comissionamento dos equipamentos, além de soluções de automação exclusivas da ANDRITZ para o Sistema de Supervisão e Proteção da Usina, incluindo a subestação.

Com 141,9 megawatts (MW) de capacidade instalada, a UHE São Roque pertence a Nova Engevix e representa um importante recurso para o atendimento do Sistema Interligado Nacional (SIN), especialmente para a região Sul do País.

--------

30/11 2022: MODERNIZAÇÃO DE USINAS HIDRELÉTRICAS: TRÊS PÁISES, NOVE USINAS E UM PROJETO INOVADOR

A ANDRITZ Hydro Brasil está trabalhando em parceria com a ANDRITZ Hydro México e Áustria, na modernização e fornecimento de geradores para as usinas hidrelétricas Peñitas e Humaya, localizadas no estado de Chiapas e Badiraguato Sinaloa, respectivamente.

O projeto integra o primeiro lote de usinas hidrelétricas a ser modernizado sob um plano de reformar todo o parque de geração hidrelétrica da Comisión Federal De Eletricidad do México (CFE), e consiste na modernização de nove das 60 usinas, todas construídas entre 1960 e 1995. A lista inclui várias das maiores barragens da empresa.

Além de quatro novos geradores completos para a Usina de Peñitas, o escopo também abrange a recuperação e reforma da carcaça, núcleo e enrolamento de um gerador para Humaya, e os serviços de gerenciamento, engenharia, supervisão de montagem e comissionamento dos equipamentos. As fabricações serão realizadas na fábrica da ANDRITZ Hydro Brasil, localizada em Araraquara.

A CFE fornece eletricidade a 46 milhões de clientes e incorpora um milhão de novos usuários a cada ano. Seu parque gerador é composto por 158 usinas geradoras de diferentes tecnologias:  hidrelétricas, termelétricas de ciclo combinado, termelétricas a carvão, turbogás, combustão interna, energia nuclear (Central Nuclear Laguna Verde), energia geotérmica, eólica e solar fotovoltaica. 

Em 2021, gerou 55,36% do total de energia limpa que foi injetada no Sistema Elétrico Nacional. Da mesma forma, do total de energia produzida pela CFE no mesmo período, 38,23% era limpa.

-------

16/11 2022: MEGATENDÊNCIAS: VOCÊ ESTÁ PREPARADO PARA O FUTURO DA GERAÇÃO DE ENERGIA?

Megatendências como a urbanização, a mudança climática e a transformação digital estão mudando fundamentalmente todos os aspectos de nossas vidas.

© ANDRITZ

A mudança pode ser um desafio, mas também oferece espaço para mudanças positivas e para oportunidades ainda maiores para aquelas empresas, organizações e sociedades dispostas a abraçar novas realidades.

O “Net Zero” da AIE, Um Roteiro para o Setor Energético Global, prevê que a geração de energia hidrelétrica crescerá pelo menos 9,5% até 2025 para atingir 4650 TWh. O relatório também observa que o crescimento da capacidade hidrelétrica durante 2023–2025 poderia ser 50% maior por ano, em média, se o desenvolvimento do projeto fosse acelerado. É essencial que todas as oportunidades para desenvolver o enorme potencial de energia hidrelétrica sustentável sejam aproveitadas para garantir nosso mundo para as gerações futuras. De fato, o Global Renewables Outlook da IRENA estima que um adicional de 850 GW de energia hidrelétrica é necessário até 2050 para que o mundo se mantenha em um caminho seguro para o clima, de acordo com o Acordo de Paris.

Em regiões onde a demanda de energia aumentará drasticamente nos próximos anos, como na Ásia, América do Sul e África, serão implementadas novas grandes usinas e uma grande quantidade de pequenos projetos hidrelétricos. Existe também um enorme potencial na Europa e na América do Norte, uma vez que metade das instalações têm mais de 40 anos e podem dar uma contribuição mais significativa para o fornecimento de energia no futuro através da modernização. Juntamente com suas características de geração ecologicamente corretas, os benefícios da hidrelétrica de armazenamento por bombeamento para proporcionar flexibilidade e armazenamento a granel econômico fazem dela um bem inestimável para a transição de energia limpa.

Com 180 anos de inovação, a ANDRITZ tem estado há muito tempo na vanguarda do desenvolvimento, respondendo às megatendências com tecnologias e conceitos pioneiros e liderando a transição para novas e melhores abordagens, para atender às necessidades da sociedade. Diante dos profundos impactos das megatendências globais, a energia hidrelétrica e a inovação da ANDRITZ também serão uma megatendência a longo prazo.

-------

09/11 2022: AUTOMAÇÃO DE USINAS HIDRELÉTRICAS: MODERNIZAÇÃO DOS SISTEMAS DE EXCITAÇÃO E CONTROLE

A ANDRITZ Hydro Brasil está trabalhando com FURNAS para a modernização dos Sistemas de Excitação e Controle dos Compensadores Síncronos das Subestações de Ibiúna, localizada em São Paulo, e Grajaú, no Rio de Janeiro.

© ANDRITZ

Este é um contrato importante para a ANDRITZ pois marca a sua presença em modernização de Compensadores Síncronos em Subestações do SIN, e contemplará a atualização tecnológica dos Sistemas de Excitação e Controle das 04 unidades da Subestação de Ibiúna e das 02 unidades da Subestação de Grajaú.

Ao longo das últimas seis décadas, a atuação de FURNAS a tornou referência para outras empresas de energia em iniciativas que visam adequar sua estrutura ao novo cenário regulatório do setor elétrico brasileiro. A companhia prioriza eficiência operacional, atuação por processos e sustentabilidade dos investimentos, além de medidas destinadas a aumentar a transparência de sua gestão.

Atualmente, o sistema de transmissão de FURNAS abrange 72 subestações, sendo 55 próprias (15 junto às suas usinas hidrelétricas e termelétricas) e 17 sob o regime de parcerias, por meio de SPEs.

-------

Dezembro de 2021: Miranda, Brasil - Automação e modernização da Usina Hidrelétrica de Miranda

A ENGIE Brasil concedeu à ANDRITZ a modernização do Sistema Digital de Supervisão e Controle, Sistemas Comuns e do Sistema de Proteção e Oscilografia das três unidades geradoras da Usina Hidrelétrica de Miranda, localizada no rio Araguarí, município de Indianópolis (MG).

© ANDRITZ

A modernização também abrange, além do fornecimento das soluções de Automação exclusivas da ANDRITZ para o mercado de hidrogeração, os serviços de gerenciamento, Engenharia, Montagem, Comissionamento e Integração do Sistema de Excitação e do Regulador de Velocidade.

O sucesso da execução do projeto na modernização da UHE Itá, no rio Uruguai, e da UHE Machadinho, no rio Pelotas, foram determinantes para a conquista deste novo contrato.

Localizada no rio Araguarí, município de Indianópolis (MG), a Usina Hidrelétrica Miranda possui um reservatório de acumulação de 50,61 km² e capacidade instalada de 408 MW, contando com três unidades geradoras, com turbinas verticais tipo Francis, de 136 MW cada. Teve sua operação iniciada em 1998, e foi incorporada ao parque gerador da ENGIE em 2017, em leilão do Governo Federal, juntamente com a Usina Hidrelétrica de Jaguara. 

A ENGIE Brasil é a maior produtora privada de energia elétrica do Brasil, com capacidade instalada própria de 10.791MW em 72 usinas, o que representa cerca de 6% da capacidade do país. A empresa possui quase 90% de sua capacidade instalada no país proveniente de fontes renováveis e com baixas emissões de GEE, como usinas hidrelétricas, eólicas, solares e biomassa.

-------

Novembro de 2021: Canoas 1, Brasil – Modernização e reforma entregues com sucesso!  

A ANDRITZ Hydro Brasil encerrou, com excelênca modernização e reforma da unidade 1 da Usina Hidrelétrica de Canoas I, localizada no Rio Paranapanema, entre os municípios de Cândido Mota (SP) e Itambaracá (PR).

© ANDRITZ

O projeto abrangeu serviços em Fábrica e em Campo, consistindo na modernização e reforma do Distribuidor e Rotor Kaplan da Unidade, além de desmontagem, montagem e comissionamento dos equipamentos.

A modernização do Distribuidor foi continuidade de um serviço realizado com sucesso pela ANDRITZ na unidade 2 de Canoas I, em 2018, onde foram substituídos os sistemas de movimentação do distribuidor por guias autolubrificantes com tecnologia de ponta.

Já o Rotor Kaplan da unidade 1 de Canoas I operava desde 2018 com algumas restrições. O nosso desafio foi avaliar as condições atuais do Rotor e, através de análises de peritagem em fábrica, campo e de engenharia, identificar e corrigir qualquer limitação, permitindo o retorno da operação completa.

Mesmo acontecendo em um período crítico da pandemia, o projeto seguiu medidas rígidas para evitar a propagação do virus e garantir a segurança dos colaboradores ANDRITZ e CTG. Ainda, ao longo de todo o período mobilizado em campo, não foram registrados nenhum incidente / acidente, fruto dos rigorosos protocolos de segurança da CTG e a total aderência à estes pela equipe ANDRITZ.

Canoas I foi inaugurada em 1999 e é uma das mais novas hidrelétricas do Rio Paranapanema, com capacidade geradora de 81 MW. A usina também possui uma grande preocupação pela preservação do meio ambiente, e promove diversos programas ambientais voltados a preservação da flora e da fauna nas áreas que circundam os empreendimentos.

O sucesso desse projeto reforça, mais uma vez, a posição da ANDRITZ como líder em tecnologia e qualidade!

© ANDRITZ

-------

Novembro de 2021: Foz do Areia, Brazil - Modernização concluída com excelência

A ANDRITZ Hydro Brasil encerrou, com excelência e elevado grau de satisfação do cliente, a modernização e reforma da Usina Governador Bento Munhoz da Rocha Netto (Foz do Areia), localizada no Rio Iguaçu, no estado do Paraná.

© ANDRITZ

Com duração de seis anos, o projeto marcou a maior reforma de turbinas Francis já feita pela ANDRITZ. A modernização também abrangeu serviços em Fábrica, de Engenharia, em Campo, desmontagem, montagem e comissionamento dos equipamentos, além do fornecimento de soluções de Automação exclusivas da ANDRITZ para o mercado de hidrogeração.

A modernização da última unidade foi concluída com 14 dias de antecedência em relação ao prazo contratual e, durante todo o período de execução, não foi registrado nenhum acidente, resultado dos rigorosos protocolos de segurança da ANDRITZ e da COPEL.

Gov. Bento Munhoz da Rocha Netto é a maior usina em potência instalada da COPEL,  e possui capacidade instalada de 1.676 MW de potência, com quatro unidades geradoras de 419 MW cada.

© ANDRITZ

-------

Junho de 2021: HPP Yacyretá, Brazil - Novo contrato para o fornecimento de 18 Sistemas de Excitação com a tecnologia HIPASE-E

© EBY

A ANDRITZ Hydro Brasil iniciou uma parceria com a Entidad Binacional Yacyretá (EBY) para o fornecimento de 18 novos Sistemas de Excitação com a tecnologia HIPASE-E, uma solução de automação exclusiva da ANDRITZ, para a Usina Hidrelétrica Yacyretá, localizada no Rio Paraná, entre Argentina e Paraguai.

A Usina Hidrelétrica Yacyretá pertence à Entidad Binacional Yacyretá e está em operação comercial desde 1994. Atualmente, possui uma capacidade instalada de 3.200 MW e é responsável pelo suprimento de energia elétrica de 50% das residências na Argentina, sem contar as indústrias.

O primeiro contato da ANDRITZ Hydro Brasil com a Entidad Binacional Yacyretá ocorreu por meio de uma licitação binacional. Conforme esperado, o processo de qualificação foi desafiador e exigiu muito preparo de toda a equipe em aspectos de Compliance, Societários e, principalmente, Técnicos e Econômicos.

A ANDRITZ usou o seu conhecimento de mercado e superou concorrentes tradicionais que já tinham projetos em andamento com a Yacyretá. Assim, fomos escolhidos para fornecer a modernização completa dos Sistemas de Exitação (cubículos, transformadores, conjunto de peças auxiliares e componentes) que consiste no projeto básico e detalhado de engenharia, fabricação, montagem, testes de fábrica, transporte, instalação no local e comissionamento.

Este é um projeto muito importante para a ANDRITZ, que não apenas destaca a nossa competência e experiência no mercado de automação, como também marca o início de uma parceria duradoura com a Entidad Binacional Yacyreta!

Detalhes técnicos:
Produção total: 3.200 MW
Cabeça: 21,3 m
Tensão: 13,2 Kv

© ANDRITZ
Fale Conosco!
ANDRITZ HYDRO S.A.
Alameda Tocantins, 350 - Alphaville Industrial, Barueri
06455-931
Entre em contato