Notícias locais Brazil

Dezembro de 2021: Miranda, Brasil - Automação e modernização da Usina Hidrelétrica de Miranda

A ENGIE Brasil concedeu à ANDRITZ a modernização do Sistema Digital de Supervisão e Controle, Sistemas Comuns e do Sistema de Proteção e Oscilografia das três unidades geradoras da Usina Hidrelétrica de Miranda, localizada no rio Araguarí, município de Indianópolis (MG).

© ANDRITZ

A modernização também abrange, além do fornecimento das soluções de Automação exclusivas da ANDRITZ para o mercado de hidrogeração, os serviços de gerenciamento, Engenharia, Montagem, Comissionamento e Integração do Sistema de Excitação e do Regulador de Velocidade.

O sucesso da execução do projeto na modernização da UHE Itá, no rio Uruguai, e da UHE Machadinho, no rio Pelotas, foram determinantes para a conquista deste novo contrato.

Localizada no rio Araguarí, município de Indianópolis (MG), a Usina Hidrelétrica Miranda possui um reservatório de acumulação de 50,61 km² e capacidade instalada de 408 MW, contando com três unidades geradoras, com turbinas verticais tipo Francis, de 136 MW cada. Teve sua operação iniciada em 1998, e foi incorporada ao parque gerador da ENGIE em 2017, em leilão do Governo Federal, juntamente com a Usina Hidrelétrica de Jaguara. 

A ENGIE Brasil é a maior produtora privada de energia elétrica do Brasil, com capacidade instalada própria de 10.791MW em 72 usinas, o que representa cerca de 6% da capacidade do país. A empresa possui quase 90% de sua capacidade instalada no país proveniente de fontes renováveis e com baixas emissões de GEE, como usinas hidrelétricas, eólicas, solares e biomassa.

-------

Novembro de 2021: Canoas 1, Brasil – Modernização e reforma entregues com sucesso!  

A ANDRITZ Hydro Brasil encerrou, com excelênca modernização e reforma da unidade 1 da Usina Hidrelétrica de Canoas I, localizada no Rio Paranapanema, entre os municípios de Cândido Mota (SP) e Itambaracá (PR).

© ANDRITZ

O projeto abrangeu serviços em Fábrica e em Campo, consistindo na modernização e reforma do Distribuidor e Rotor Kaplan da Unidade, além de desmontagem, montagem e comissionamento dos equipamentos.

A modernização do Distribuidor foi continuidade de um serviço realizado com sucesso pela ANDRITZ na unidade 2 de Canoas I, em 2018, onde foram substituídos os sistemas de movimentação do distribuidor por guias autolubrificantes com tecnologia de ponta.

Já o Rotor Kaplan da unidade 1 de Canoas I operava desde 2018 com algumas restrições. O nosso desafio foi avaliar as condições atuais do Rotor e, através de análises de peritagem em fábrica, campo e de engenharia, identificar e corrigir qualquer limitação, permitindo o retorno da operação completa.

Mesmo acontecendo em um período crítico da pandemia, o projeto seguiu medidas rígidas para evitar a propagação do virus e garantir a segurança dos colaboradores ANDRITZ e CTG. Ainda, ao longo de todo o período mobilizado em campo, não foram registrados nenhum incidente / acidente, fruto dos rigorosos protocolos de segurança da CTG e a total aderência à estes pela equipe ANDRITZ.

Canoas I foi inaugurada em 1999 e é uma das mais novas hidrelétricas do Rio Paranapanema, com capacidade geradora de 81 MW. A usina também possui uma grande preocupação pela preservação do meio ambiente, e promove diversos programas ambientais voltados a preservação da flora e da fauna nas áreas que circundam os empreendimentos.

O sucesso desse projeto reforça, mais uma vez, a posição da ANDRITZ como líder em tecnologia e qualidade!

© ANDRITZ

-------

Novembro de 2021: Foz do Areia, Brazil - Modernização concluída com excelência

A ANDRITZ Hydro Brasil encerrou, com excelência e elevado grau de satisfação do cliente, a modernização e reforma da Usina Governador Bento Munhoz da Rocha Netto (Foz do Areia), localizada no Rio Iguaçu, no estado do Paraná.

© ANDRITZ

Com duração de seis anos, o projeto marcou a maior reforma de turbinas Francis já feita pela ANDRITZ. A modernização também abrangeu serviços em Fábrica, de Engenharia, em Campo, desmontagem, montagem e comissionamento dos equipamentos, além do fornecimento de soluções de Automação exclusivas da ANDRITZ para o mercado de hidrogeração.

A modernização da última unidade foi concluída com 14 dias de antecedência em relação ao prazo contratual e, durante todo o período de execução, não foi registrado nenhum acidente, resultado dos rigorosos protocolos de segurança da ANDRITZ e da COPEL.

Gov. Bento Munhoz da Rocha Netto é a maior usina em potência instalada da COPEL,  e possui capacidade instalada de 1.676 MW de potência, com quatro unidades geradoras de 419 MW cada.

© ANDRITZ

-------

Junho de 2021: HPP Yacyretá, Brazil - Novo contrato para o fornecimento de 18 Sistemas de Excitação com a tecnologia HIPASE-E

© EBY

A ANDRITZ Hydro Brasil iniciou uma parceria com a Entidad Binacional Yacyretá (EBY) para o fornecimento de 18 novos Sistemas de Excitação com a tecnologia HIPASE-E, uma solução de automação exclusiva da ANDRITZ, para a Usina Hidrelétrica Yacyretá, localizada no Rio Paraná, entre Argentina e Paraguai.

A Usina Hidrelétrica Yacyretá pertence à Entidad Binacional Yacyretá e está em operação comercial desde 1994. Atualmente, possui uma capacidade instalada de 3.200 MW e é responsável pelo suprimento de energia elétrica de 50% das residências na Argentina, sem contar as indústrias.

O primeiro contato da ANDRITZ Hydro Brasil com a Entidad Binacional Yacyretá ocorreu por meio de uma licitação binacional. Conforme esperado, o processo de qualificação foi desafiador e exigiu muito preparo de toda a equipe em aspectos de Compliance, Societários e, principalmente, Técnicos e Econômicos.

A ANDRITZ usou o seu conhecimento de mercado e superou concorrentes tradicionais que já tinham projetos em andamento com a Yacyretá. Assim, fomos escolhidos para fornecer a modernização completa dos Sistemas de Exitação (cubículos, transformadores, conjunto de peças auxiliares e componentes) que consiste no projeto básico e detalhado de engenharia, fabricação, montagem, testes de fábrica, transporte, instalação no local e comissionamento.

Este é um projeto muito importante para a ANDRITZ, que não apenas destaca a nossa competência e experiência no mercado de automação, como também marca o início de uma parceria duradoura com a Entidad Binacional Yacyreta!

Detalhes técnicos:
Produção total: 3.200 MW
Cabeça: 21,3 m
Tensão: 13,2 Kv

© ANDRITZ
Fale Conosco!
ANDRITZ HYDRO S.A.
Alameda Tocantins, 350 - Alphaville Industrial, Barueri
06455-931
Entre em contato