Notícias locais Brazil

30/05 2023: Compensadores síncronos para Subestações Cachimbo e Novo Progresso no Pará, Brasil 

A ANDRITZ Hydro Brasil, empresa multinacional de origem austríaca, pertencente ao grupo ANDRITZ, assinou contrato com a STERLITE POWER BRASIL, desenvolvedora indiana líder em projetos de infraestrutura de transmissão de energia integrada, e será responsável pelo fornecimento, instalação e comissionamento de compensadores síncronos, sistemas de excitação, controle e proteção, transformador elevador, auxiliares elétricos e mecânicos para as subestações Cachimbo e Novo Progresso, localizadas no estado do Pará, Brasil. 

© ANDRITZ

As obras das Subestações de Cachimbo e a Novo Progresso em 230 kV permitirão atender a expansão do mercado consumidor na região do interior do Mato Grosso e Pará, provendo uma nova subestação de Rede Básica para atendimento ao mercado.

A concessão das novas subestações foi licitada pela ANEEL (Agência Nacional de Energia Elétrica) no leilão de transmissão de 30 de junho de 2022. Após o fornecimento e instalação dos novos compensadores síncronos de +45/-45 Mvar pela ANDRITZ, as subestações serão capazes de fornecer ou absorver reativos da rede elétrica, ajudando a estabilizar o sistema. 

‘’Um setor de energia dominado por recursos renováveis é fundamental para a transição global para a energia sustentável. No entanto, as mudanças no mix de geração por conta dos volumes crescentes de geração de energia renovável amplamente distribuída e intermitente, juntamente com a eliminação progressiva de recursos movidos a combustíveis fósseis, está criando um grande desafio para os operadores do sistema que precisam garantir sistemas de transmissão e distribuição estáveis, confiáveis e seguros.’’ – explica Dieter Hopf, Diretor Geral da ANDRITZ Hydro Brasil. 

‘’Por mais de 120 anos a ANDRITZ vem fornecendo diversas máquinas síncronas e não síncronas, principalmente para fins de geração. Hoje, aproximadamente 5000 unidades ainda estão em serviço em todo o mundo, contando com décadas de experiência em usinas e integração de sistemas no negócio da energia renovável.’’ – complementa Dieter.

O projeto tem previsão de conclusão em outubro de 2027.

-------

22/03 2023: ANDRITZ Hydro Brasil comemora os 170 anos de história, inovação e paixão por  engenharia do GRUPO ANDRITZ 

Como parte da celebração dos 170 anos do Grupo ANDRITZ, convidamos alguns colaboradores para contar um pouquinho sobre o porque ser parte dessa história é motivo de orgulho!

-------

15/03 2023: ANDRITZ Hydro Brasil participa de encontro promovido pela IHA

Recentemente, Dieter Hopf, CEO da ANDRITZ Hydro Brasil, participou do encontro promovido pela IHA (International Hydropower Association), no Rio de Janeiro, que reuniu grandes empresas do setor hidrelétrico nacional e teve como objetivo de discutir iniciativas que devem potencializar o desenvolvimento hidrelétrico no país.

© IHA

O Brasil possui a segunda maior capacidade hidrelétrica instalada do mundo, e uma das propostas apresentadas no encontro refere-se ao grande potencial de desenvolvimento de hidrelétrica de médio porte, com menor complexidade de licenciamento ambiental e capazes de dinamizar o segmento e assegurar energia renovável para a expansão da geração no país.

Outro ponto importante é a modernização das usinas hidrelétricas já existentes, o que poderia gerar aumento da capacidade instalada em 51 centrais em funcionamento há mais de 30 anos, resultando em um ganho expressivo de energia.

“O Brasil tem uma vantagem enorme em sua transição energética. Dos mais de 70 GW de capacidade hidrelétrica da América do Sul, grande parte é do Brasil e tem mais de 30 anos em operação. Isso representa uma grande oportunidade para modernização das unidades, além de novos negócios neste segmento por meio de novas usinas médias. Estamos prontos para ajudar a desenvolver um sistema elétrico sustentável, moderno e acessível”, destaca o diretor-executivo da IHA, Eddie Rich.

Em resumo, as recomendações endereçadas pela IHA são:

1. Utilização do Padrão de Sustentabilidade Hidrelétrica nos processos de desenvolvimento, implantação, financiamento e operação de usinas hidrelétricas.

2. Promoção da preparação de projetos para concessão. Sem os devidos estímulos, financiamentos e garantia de reembolso do investimento nos estudos, as empresas de engenharia e investidores-operadores não elaboram esses estudos e, consequentemente, não há novas concessões.

3. Melhora da regulamentação de forma a remunerar adequadamente as usinas hidrelétricas e reservatórios por seus serviços ancilares, como flexibilidade, despacho e armazenamento, que ajudam a viabilizar fontes intermitentes de energia.

4. Aumento da capacidade das centrais existentes através da modernização, estimando-se um aumento de 5% a 20% da capacidade instalada em 51 centrais antigas.

Sobre a IHA

A International Hydropower Association (IHA) é uma organização sem fins lucrativos comprometida com a energia hidrelétrica sustentável. Nossa missão é promover a energia hidrelétrica sustentável construindo e compartilhando conhecimento sobre seu papel em sistemas de energia renovável, gestão responsável de água potável e soluções para mudanças climáticas. Conseguimos isso por meio do monitoramento do setor hidrelétrico, construindo uma plataforma aberta, inovadora e confiável para conhecimento e avançando estratégias que fortalecem o desempenho do setor. 

Saiba mais: www.hydropower.org .

-------

09/03 2023: ANDRITZ Hydro Brasil investe na capacitação das frentes de serviço de campo

Na última quinta-feira (23), a ANDRITZ Hydro Brasil promoveu o primeiro evento do Programa CapacitA, criado com o objetivo de fornecer a capacitação necessária para que mestres de obra tornem-se encarregados identificados e guiados pelos valores e princípios da ANDRITZ.

© ANDRITZ

A capacitação, complementar as diretrizes de qualidade já praticadas por todo o quadro de colaboradores mundialmente, reforça o papel de líderes de equipes pré-definidas nas frentes de serviço, formando um time preparado para tomar decisões assertivas e essenciais para assumir novos projetos de forma eficiente, tendo como base a cultura corporativa do Grupo ANDRITZ.

O Programa terá uma duração de dois anos e será uma peça-chave para seguirmos cumprindo com a nossa missão de entender e atender as necessidades e expectativas de nossos clientes, garantindo a satisfação e criando um ambiente de relações justas e confiáveis de longo prazo.

-------

22/02 2023: Acre, Brasil - Três Compensadores Síncronos para maior estabilidade da rede

Recentemente, a ANDRITZ Hydro Brasil recebeu um pedido para fornecer três Sistemas de Compensadores Síncronos, incluindo sistemas de potência e auxiliares elétricos, sistemas de controle, excitação e proteção para a subestação Tucumã & Feijó, no estado Acre, Brasil.

© ANDRITZ

Construtora do projeto e nosso cliente, a Transmissora Acre II faz parte do Grupo Zopone que, atualmente, é responsável por diversos projetos de expansão da rede de transmissão na região norte do Brasil.

Um dos projetos envolve a instalação de um Compensador Síncrono de +150 / -90 Mvar na Subestação 230kV Tucumã, perto de Rio Branco, capital do Acre. 

Os outros dois Compensadores Síncronos, +/- 45 Mvar cada, serão instalados na Subestação 230kV Feijó, localizada a cerca de 360 km a oeste de Rio Branco, a meio caminho da fronteira do Brasil com o Peru.

O objetivo da expansão das subestações é melhorar as suas capacidades técnicas e, consequentemente, apoiar a transição energética no Brasil e garantir mais energia renovável para o país. Além da expansão, o projeto também promoverá melhoria e aumento da estabilidade da rede de transmissão da energia elétrica. O abastecimento das cidades, vilarejos e fazendas da região exigem linhas de transmissão muito longas que requerem mais inércia, potência e melhor capacidade de fluxo de energia do sistema. 

Estamos orgulhosos de ter recebido esse contrato, que apresenta desafios logísticos, mas de extrema importância para o fornecimento de eletricidade para a população local. Essa parceria reforça a posição de mercado da ANDRITZ como fornecedor de Compensadores Síncronos no Brasil e na América do Sul.

-------

05/12 2022: Usina Hidrelétrica de São Roque

A ANDRITZ Hydro Brasil encerrou, com excelência, a supervisão final da montagem e o comissionamento das três unidades geradoras da Usina Hidrelétrica de São Roque, localizada no Rio Canoas, na Região Meio Oeste do estado de Santa Catarina!

O projeto abrangeu serviços de Engenharia, Fábrica e Campo, consistindo no fornecimento das Turbinas, Reguladores de Velocidade, Sistemas de Excitação, supervisão de  montagem e comissionamento dos equipamentos, além de soluções de automação exclusivas da ANDRITZ para o Sistema de Supervisão e Proteção da Usina, incluindo a subestação.

Com 141,9 megawatts (MW) de capacidade instalada, a UHE São Roque pertence a Nova Engevix e representa um importante recurso para o atendimento do Sistema Interligado Nacional (SIN), especialmente para a região Sul do País.

--------

30/11 2022: MODERNIZAÇÃO DE USINAS HIDRELÉTRICAS: TRÊS PÁISES, NOVE USINAS E UM PROJETO INOVADOR

A ANDRITZ Hydro Brasil está trabalhando em parceria com a ANDRITZ Hydro México e Áustria, na modernização e fornecimento de geradores para as usinas hidrelétricas Peñitas e Humaya, localizadas no estado de Chiapas e Badiraguato Sinaloa, respectivamente.

O projeto integra o primeiro lote de usinas hidrelétricas a ser modernizado sob um plano de reformar todo o parque de geração hidrelétrica da Comisión Federal De Eletricidad do México (CFE), e consiste na modernização de nove das 60 usinas, todas construídas entre 1960 e 1995. A lista inclui várias das maiores barragens da empresa.

Além de quatro novos geradores completos para a Usina de Peñitas, o escopo também abrange a recuperação e reforma da carcaça, núcleo e enrolamento de um gerador para Humaya, e os serviços de gerenciamento, engenharia, supervisão de montagem e comissionamento dos equipamentos. As fabricações serão realizadas na fábrica da ANDRITZ Hydro Brasil, localizada em Araraquara.

A CFE fornece eletricidade a 46 milhões de clientes e incorpora um milhão de novos usuários a cada ano. Seu parque gerador é composto por 158 usinas geradoras de diferentes tecnologias:  hidrelétricas, termelétricas de ciclo combinado, termelétricas a carvão, turbogás, combustão interna, energia nuclear (Central Nuclear Laguna Verde), energia geotérmica, eólica e solar fotovoltaica. 

Em 2021, gerou 55,36% do total de energia limpa que foi injetada no Sistema Elétrico Nacional. Da mesma forma, do total de energia produzida pela CFE no mesmo período, 38,23% era limpa.

-------

16/11 2022: MEGATENDÊNCIAS: VOCÊ ESTÁ PREPARADO PARA O FUTURO DA GERAÇÃO DE ENERGIA?

Megatendências como a urbanização, a mudança climática e a transformação digital estão mudando fundamentalmente todos os aspectos de nossas vidas.

© ANDRITZ

A mudança pode ser um desafio, mas também oferece espaço para mudanças positivas e para oportunidades ainda maiores para aquelas empresas, organizações e sociedades dispostas a abraçar novas realidades.

O “Net Zero” da AIE, Um Roteiro para o Setor Energético Global, prevê que a geração de energia hidrelétrica crescerá pelo menos 9,5% até 2025 para atingir 4650 TWh. O relatório também observa que o crescimento da capacidade hidrelétrica durante 2023–2025 poderia ser 50% maior por ano, em média, se o desenvolvimento do projeto fosse acelerado. É essencial que todas as oportunidades para desenvolver o enorme potencial de energia hidrelétrica sustentável sejam aproveitadas para garantir nosso mundo para as gerações futuras. De fato, o Global Renewables Outlook da IRENA estima que um adicional de 850 GW de energia hidrelétrica é necessário até 2050 para que o mundo se mantenha em um caminho seguro para o clima, de acordo com o Acordo de Paris.

Em regiões onde a demanda de energia aumentará drasticamente nos próximos anos, como na Ásia, América do Sul e África, serão implementadas novas grandes usinas e uma grande quantidade de pequenos projetos hidrelétricos. Existe também um enorme potencial na Europa e na América do Norte, uma vez que metade das instalações têm mais de 40 anos e podem dar uma contribuição mais significativa para o fornecimento de energia no futuro através da modernização. Juntamente com suas características de geração ecologicamente corretas, os benefícios da hidrelétrica de armazenamento por bombeamento para proporcionar flexibilidade e armazenamento a granel econômico fazem dela um bem inestimável para a transição de energia limpa.

Com 180 anos de inovação, a ANDRITZ tem estado há muito tempo na vanguarda do desenvolvimento, respondendo às megatendências com tecnologias e conceitos pioneiros e liderando a transição para novas e melhores abordagens, para atender às necessidades da sociedade. Diante dos profundos impactos das megatendências globais, a energia hidrelétrica e a inovação da ANDRITZ também serão uma megatendência a longo prazo.

-------

09/11 2022: AUTOMAÇÃO DE USINAS HIDRELÉTRICAS: MODERNIZAÇÃO DOS SISTEMAS DE EXCITAÇÃO E CONTROLE

A ANDRITZ Hydro Brasil está trabalhando com FURNAS para a modernização dos Sistemas de Excitação e Controle dos Compensadores Síncronos das Subestações de Ibiúna, localizada em São Paulo, e Grajaú, no Rio de Janeiro.

© ANDRITZ

Este é um contrato importante para a ANDRITZ pois marca a sua presença em modernização de Compensadores Síncronos em Subestações do SIN, e contemplará a atualização tecnológica dos Sistemas de Excitação e Controle das 04 unidades da Subestação de Ibiúna e das 02 unidades da Subestação de Grajaú.

Ao longo das últimas seis décadas, a atuação de FURNAS a tornou referência para outras empresas de energia em iniciativas que visam adequar sua estrutura ao novo cenário regulatório do setor elétrico brasileiro. A companhia prioriza eficiência operacional, atuação por processos e sustentabilidade dos investimentos, além de medidas destinadas a aumentar a transparência de sua gestão.

Atualmente, o sistema de transmissão de FURNAS abrange 72 subestações, sendo 55 próprias (15 junto às suas usinas hidrelétricas e termelétricas) e 17 sob o regime de parcerias, por meio de SPEs.

-------

Dezembro de 2021: Miranda, Brasil - Automação e modernização da Usina Hidrelétrica de Miranda

A ENGIE Brasil concedeu à ANDRITZ a modernização do Sistema Digital de Supervisão e Controle, Sistemas Comuns e do Sistema de Proteção e Oscilografia das três unidades geradoras da Usina Hidrelétrica de Miranda, localizada no rio Araguarí, município de Indianópolis (MG).

© ANDRITZ

A modernização também abrange, além do fornecimento das soluções de Automação exclusivas da ANDRITZ para o mercado de hidrogeração, os serviços de gerenciamento, Engenharia, Montagem, Comissionamento e Integração do Sistema de Excitação e do Regulador de Velocidade.

O sucesso da execução do projeto na modernização da UHE Itá, no rio Uruguai, e da UHE Machadinho, no rio Pelotas, foram determinantes para a conquista deste novo contrato.

Localizada no rio Araguarí, município de Indianópolis (MG), a Usina Hidrelétrica Miranda possui um reservatório de acumulação de 50,61 km² e capacidade instalada de 408 MW, contando com três unidades geradoras, com turbinas verticais tipo Francis, de 136 MW cada. Teve sua operação iniciada em 1998, e foi incorporada ao parque gerador da ENGIE em 2017, em leilão do Governo Federal, juntamente com a Usina Hidrelétrica de Jaguara. 

A ENGIE Brasil é a maior produtora privada de energia elétrica do Brasil, com capacidade instalada própria de 10.791MW em 72 usinas, o que representa cerca de 6% da capacidade do país. A empresa possui quase 90% de sua capacidade instalada no país proveniente de fontes renováveis e com baixas emissões de GEE, como usinas hidrelétricas, eólicas, solares e biomassa.

-------

Novembro de 2021: Canoas 1, Brasil – Modernização e reforma entregues com sucesso!  

A ANDRITZ Hydro Brasil encerrou, com excelênca modernização e reforma da unidade 1 da Usina Hidrelétrica de Canoas I, localizada no Rio Paranapanema, entre os municípios de Cândido Mota (SP) e Itambaracá (PR).

© ANDRITZ

O projeto abrangeu serviços em Fábrica e em Campo, consistindo na modernização e reforma do Distribuidor e Rotor Kaplan da Unidade, além de desmontagem, montagem e comissionamento dos equipamentos.

A modernização do Distribuidor foi continuidade de um serviço realizado com sucesso pela ANDRITZ na unidade 2 de Canoas I, em 2018, onde foram substituídos os sistemas de movimentação do distribuidor por guias autolubrificantes com tecnologia de ponta.

Já o Rotor Kaplan da unidade 1 de Canoas I operava desde 2018 com algumas restrições. O nosso desafio foi avaliar as condições atuais do Rotor e, através de análises de peritagem em fábrica, campo e de engenharia, identificar e corrigir qualquer limitação, permitindo o retorno da operação completa.

Mesmo acontecendo em um período crítico da pandemia, o projeto seguiu medidas rígidas para evitar a propagação do virus e garantir a segurança dos colaboradores ANDRITZ e CTG. Ainda, ao longo de todo o período mobilizado em campo, não foram registrados nenhum incidente / acidente, fruto dos rigorosos protocolos de segurança da CTG e a total aderência à estes pela equipe ANDRITZ.

Canoas I foi inaugurada em 1999 e é uma das mais novas hidrelétricas do Rio Paranapanema, com capacidade geradora de 81 MW. A usina também possui uma grande preocupação pela preservação do meio ambiente, e promove diversos programas ambientais voltados a preservação da flora e da fauna nas áreas que circundam os empreendimentos.

O sucesso desse projeto reforça, mais uma vez, a posição da ANDRITZ como líder em tecnologia e qualidade!

© ANDRITZ

-------

Novembro de 2021: Foz do Areia, Brazil - Modernização concluída com excelência

A ANDRITZ Hydro Brasil encerrou, com excelência e elevado grau de satisfação do cliente, a modernização e reforma da Usina Governador Bento Munhoz da Rocha Netto (Foz do Areia), localizada no Rio Iguaçu, no estado do Paraná.

© ANDRITZ

Com duração de seis anos, o projeto marcou a maior reforma de turbinas Francis já feita pela ANDRITZ. A modernização também abrangeu serviços em Fábrica, de Engenharia, em Campo, desmontagem, montagem e comissionamento dos equipamentos, além do fornecimento de soluções de Automação exclusivas da ANDRITZ para o mercado de hidrogeração.

A modernização da última unidade foi concluída com 14 dias de antecedência em relação ao prazo contratual e, durante todo o período de execução, não foi registrado nenhum acidente, resultado dos rigorosos protocolos de segurança da ANDRITZ e da COPEL.

Gov. Bento Munhoz da Rocha Netto é a maior usina em potência instalada da COPEL,  e possui capacidade instalada de 1.676 MW de potência, com quatro unidades geradoras de 419 MW cada.

© ANDRITZ

-------

Junho de 2021: HPP Yacyretá, Brazil - Novo contrato para o fornecimento de 18 Sistemas de Excitação com a tecnologia HIPASE-E

© EBY

A ANDRITZ Hydro Brasil iniciou uma parceria com a Entidad Binacional Yacyretá (EBY) para o fornecimento de 18 novos Sistemas de Excitação com a tecnologia HIPASE-E, uma solução de automação exclusiva da ANDRITZ, para a Usina Hidrelétrica Yacyretá, localizada no Rio Paraná, entre Argentina e Paraguai.

A Usina Hidrelétrica Yacyretá pertence à Entidad Binacional Yacyretá e está em operação comercial desde 1994. Atualmente, possui uma capacidade instalada de 3.200 MW e é responsável pelo suprimento de energia elétrica de 50% das residências na Argentina, sem contar as indústrias.

O primeiro contato da ANDRITZ Hydro Brasil com a Entidad Binacional Yacyretá ocorreu por meio de uma licitação binacional. Conforme esperado, o processo de qualificação foi desafiador e exigiu muito preparo de toda a equipe em aspectos de Compliance, Societários e, principalmente, Técnicos e Econômicos.

A ANDRITZ usou o seu conhecimento de mercado e superou concorrentes tradicionais que já tinham projetos em andamento com a Yacyretá. Assim, fomos escolhidos para fornecer a modernização completa dos Sistemas de Exitação (cubículos, transformadores, conjunto de peças auxiliares e componentes) que consiste no projeto básico e detalhado de engenharia, fabricação, montagem, testes de fábrica, transporte, instalação no local e comissionamento.

Este é um projeto muito importante para a ANDRITZ, que não apenas destaca a nossa competência e experiência no mercado de automação, como também marca o início de uma parceria duradoura com a Entidad Binacional Yacyreta!

Detalhes técnicos:
Produção total: 3.200 MW
Cabeça: 21,3 m
Tensão: 13,2 Kv

© ANDRITZ
Fale Conosco!
ANDRITZ HYDRO S.A.
Alameda Tocantins, 350 - Alphaville Industrial, Barueri
06455-931
Entre em contato