O projeto realizado em parceria entre ANDRITZ e Eldorado Brasil é mais uma prova de como a implementação de controles avançados é capaz de otimizar processos industriais e elevar o nível de operação a outro patamar. Com o ajuste nas variáveis de controle, constatou-se melhoras no processo, como a diminuição na variação de peso das units produzidas e menos quebras por variações nas indicações de parâmetros.
O complexo industrial localizado em Três Lagoas, no Mato Grosso do Sul, responsável pela produção de 1,8 milhão de toneladas de celulose por ano, reduziu as variabilidades de umidade e gramatura, possibilitando maior estabilidade de processo para a área de Secagem. “Os ganhos em continuidade operacional e processo possibilitaram uma estabilidade significativa na umidade da secadora e como consequência, impactando positivamente, num aumento de produção em torno de 0,55%.”, relata Israel Júnior, Gerente Regional de Operações OPP da ANDRITZ.
Eldorado Brasil investe em mais eficiência para superar expectativas de produção
A Eldorado Brasil iniciou suas operações em dezembro de 2012. Inicialmente, o complexo industrial foi projetado para produzir 1,5 milhão de toneladas de celulose ao ano. Hoje, quase 10 anos depois do início das operações, sem nenhuma modificação no projeto original, a Eldorado produz cerca de 18% a mais do que previsto. “A planta possui elevada eficiência, com modelo diferenciado e compartilhado de gestão, e alta capacidade técnica de seus profissionais, cuidando, de forma exemplar, do ativo da empresa e da capacitação de seus times de trabalho”, festeja o Gerente de Produção, Ademilson Carlos Zeber.