Skip to main content
Three reasons to choose lamella evaporation

Três razões para escolher a evaporação de lamella

A tecnologia de evaporação de lamella da ANDRITZ é preferida pelos produtores de celulose pelo mundo todo devido à sua resistência ao entupimento, facilidade de limpeza e capacidade de maximizar o reaproveitamento do condensado. Essas características combinadas geram um aumento considerável no tempo de atividade da fábrica, quando comparadas à outras tecnologias no mercado.

O segredo está no tipo de superfície de troca térmica da lamella. Os evaporadores de lamella normalmente apresentam uma disposição de funcionalidade das placas fornecendo uma superfície grande para troca de calor. A estrutura mecânica é desenhada para minimizar a formação de incrustrações nas superfícies de troca térmica.

Se as incrustrações ainda ocorrerem, a superfície de troca térmica da lamella lida bem mesmo nas condições mais severas de incrustação e, muitas vezes, tolera até mesmo incrustações não solúveis (Ca, Si, etc.) sem a necessidade de limpeza mecânica ou por ácidos.

© FotoBehrendt

Facilidade de limpeza

As unidades de lamella também são fáceis de limpar. Vilma Kultalahti, Gerente de Vendas, Plantas de Evaporação na ANDRITZ explica, “Paradas gerais para limpeza mecânica podem ser evitadas e incrustrações podem ser resolvidas com a planta de evaporação em funcionamento. Isso também inclui “boil-outs” (Lavagem em alta temperatura) de toda a  evaporação.”

Bruno Tocchio, Engenheiro de Processo Sênior, Plantas de Evaporação na ANDRITZ adiciona, “Com evaporadores lamella, uma pequena quantidade de líquidos com baixo teor de sólidos é introduzido – preferencialmente licor preto fraco – que lava, de forma eficaz, as incrustrações solúveis em água, sem interromper as operações. Isso significa que as plantas podem seguir em suas operações contínuas enquanto garante propriedades estáveis de licor preto.”

A operação continua é uma grande vantagem, se comparada à outras soluções de evaporação disponíveis.

Vilma Kultalahti, Sales Manager, Evaporation Plants at ANDRITZ

“Paradas gerais para limpeza mecânica podem ser evitadas e incrustrações podem ser resolvidas com a planta de evaporação em funcionamento. Isso também inclui “boil-outs” (Lavagem em alta temperatura) de toda a evaporação.”

Vilma Kultalahti, 
Gerente de Vendas, Plantas de Evaporação na ANDRITZ

Reaproveitamento máximo de reutilização de condensados com a tecnologia de lamella

Reduzir a frequência de lavagem melhora a estabilidade dos sólidos secos do licor  preto, que impacta diretamente na qualidade e na reutilização de condensados secundários. Isso é uma vantagem chave para plantas de celulose modernas, onde a economia de água e a redução de efluentes são prioridades máximas.

Máxima pureza dos condensados recuperados é uma excelente vantagem. Tocchio explica, “A água evaporada que retorna ao processo como ‘condensado secundário’ é de qualidade tão alta que pode ser completamente reutilizada, eliminando o despejo de efluentes e reduzindo o consumo geral de água fresca. Isso é traduzido como economia significativa operacional e aumento do desempenho ambiental.”

Bruno Tocchio, Senior Process Engineer, Evaporation Plants at ANDRITZ

“A água evaporada que retorna ao processo como ‘condensado secundário’ é de qualidade tão alta que pode ser completamente reutilizada, eliminando o despejo de efluentes e reduzindo o consumo geral de água fresca. Isso é traduzido como economia significativa operacional e aumento do desempenho ambiental.”

Bruno Tocchio, 
Engenheiro de Processo Sênior, Plantas de Evaporação na ANDRITZ

Um dos fatores que possibilitam a reutilização total do condensado é o design de baixa velocidade do vapor. Isso minimiza o arraste de licor, reduz a carga de COD (Demanda Química de Oxigénio) no condensado produzido e melhora a resiliência do sistema à formação de espuma no licor preto. Mesmo debaixo de condições não ideais, o processo previne o arraste de licor para os fluxos de condensados, garantindo a consistência de água limpa para reuso.

Com a evaporação de lamella, as plantas de celulose não só alcançam maior eficiência operacional, mas também cumprem as rigorosas regulamentações ambientais e diminuem os custos de produção.

A tecnologia de lamella foi comprovada com o passar das décadas

A ANDRITZ começou a produção de plantas de evaporação de lamella na Finlândia, na década de 80. Devido ao aumento da demanda e da modernização dos métodos de fabricação, a produção cresceu e foi transferida para um novo workshop de lamella, na Hungria, em 2009. Recentemente, a capacidade de produção aumentou ainda mais com a construção de uma área de última geração, em Foshan, na China, que começou a produção em 2022.

Com o passar das décadas, e com centenas de referências ao redor do mundo, a ANDRITZ tem comprovado o sucesso de sua tecnologia de lamella e é agora líder de mercado no fornecimento de sistemas de evaporação para plantas de celulose.

As plantas frequentemente nos consultam para fornecer as melhores soluções e resultados otimizados. Clientes retornam mesmo após décadas para novas plantas, modernizações e reconstruções. Eles confiam em nós para fazer seus processos bem sucedidos e rentáveis” conclui Kultalahti.

Excelência no processo e design da planta garante uma manutenção segura e fácil

Excelência no processo e design da planta  garante uma manutenção segura e fácil

© FotoBehrendt / ANDRITZ

PRINCIPAIS BENEFÍCIOS TÉCNICOS DA TECNOLOGIA LAMELLA 

Alta disponibilidade

  • O tipo de superfície de calor da lamella são ideais para evaporadores e concentradores de película descendente.
  • A evaporação de lamella da ANDRITZ minimiza incrustrações e necessidade de limpeza.
  • As incrustações mais graves podem ser removidas por limpeza a alta temperatura durante a operação, sem a necessidade de desligar o equipamento para limpeza mecânica.

Sólidos secos elevados e estáveis no licor produzido:

  • Os sólidos secos elevados e estáveis no licor produzido melhoram o funcionamento da caldeira de recuperação e garantem a maximização da geração de eletricidade.

Condensados limpos e reutilizáveis:

  • O design exclusivo do elemento de aquecimento garante os condensados mais limpos, 100% reutilizáveis no processo de fabricação de celulose, como em fábricas de fibra e licor branco.
  • O design de lamellas da ANDRITZ, com baixas velocidades de vapor e segregação eficiente, combinado com colunas de separação elevam a pureza do condensado secundário.

 

pp-portalimage-loop1

You want to know more about our evaporator solutions?

Get in contact with our experts!

Contact us now
Evaporation plant at the UPM Paso del los Toros mill in Uruguay

High-end evaporation boosts process availability of the whole pulp mill

Pulp mill processes need to be continuous as well as cost and energy efficient. The evaporation process plays a critical role here. How do ANDRITZ evaporation solutions truly address these needs?

Read more
AdobeStock_457332892

Remove - Recycle - Repeat

ANDRITZ has become the market leader in systems for the removal of chlorides and potassium from the kraft recovery cycle, components which often reduce recovery boiler efficiency in terms of fouling or corrosion. Pulp giant Suzano recently started up an Ash ReCrystallization (ARC) chloride removal plant at its Aracruz unit in Brazil.

Read more
TuneIn-Podcast_1

Listen to experts!

We bring together the trends, challenges and solutions that matter most to customers.

LISTEN NOW!
pp-spectrum-34-iggesund_teaser-174x105

ANDRITZ PULP & PAPER

Your technology and service partner for the production of pulp, paper, tissue, and board – and in the generation of power from renewable resources.

Read more
ANDRITZ service experts and customers

Pulp & Paper service

Comprehensive service to support customer processes: from replacement parts to complete mill maintenance...

Pulp & Paper service