O primeiro passo, portanto, foi entender todo o processo feito em Jacareí para replicar em Três Lagoas. Mas, logo no início, a equipe encontrou um bom desafio: adaptar a iniciativa para a realidade local, afinal, as fábricas não são idênticas.
O trabalho para automatizar o controle do Kappa
O projeto começou por volta de agosto de 2020, quando as equipes iniciaram a revisão dos controles do Digestor, começando pelo ajuste do controle de Fator H, isto é, o controle da temperatura da zona de cozimento. Como o controle já era existente, foram feitos ajustes e adicionadas novas condições na lógica.
Álvaro Costa explica que foram três as principais vias de trabalho para automatizar o controle do Kappa. Primeiramente, foi ajustado um controle antecipativo da densidade para estabilizar o nível do digestor. Em paralelo, algumas modificações físicas nos medidores de álcali residual foram feitas, o que permitiu automatizar a dosagem de carga alcalina nas etapas de cozimento.
“Por final, fechamos o circuito através do controle automático do Kappa pela temperatura (fator H). Diversos outros sistemas também passaram por melhorias, como controle de descarga, rampas de produção, entre outras, garantindo assim o sucesso da aplicação”, conclui o Gerente Executivo.
Após a parada geral, que foi no início do mês de dezembro de 2020, todos os controles foram ligados e, a partir de janeiro de 2021, os resultados já começaram a aparecer de forma mais expressiva. Com o Kappa mais estável, o projeto conseguiu melhor eficiência na área de deslignificação. Com isso, a qualidade da polpa ficou mais estável, com menor consumo de químicos.
Indústria 4.0, controles avançados e conhecimento operacional
Na avaliação de Álvaro Costa, todos os processos críticos precisam de respostas rápidas e precisas quando o foco é na indústria 4.0. “O que fizemos neste projeto, foi utilizar todo conhecimento operacional e construir um modelo matemático adaptativo para controlar de forma automática, sem atuação humana, uma das principais variáveis do processo de produção de celulose”, relata o Gerente Executivo.
Um dos resultados mais interessantes do projeto foi que a fábrica conseguiu o menor desvio padrão de todo o grupo Suzano. A respeito disso, Álvaro Costa destaca que o projeto permitiu uma operação dos digestores de maneira muito mais estável. “Como resultado desta estabilidade, estamos com menor desvio padrão 2 sigma de Kappa de todo grupo Suzano e ouso a dizer do mercado de celulose, com valores médios abaixo de 0,20 pontos na fábrica 1 e 0,4 pontos na fábrica 2.”
Arthur Santos e Gustavo Ogura lembram que a realização do projeto também trouxe conforto e confiança para os operadores. “Com os controles avançados cuidando do processo, os operadores podem gerenciar melhor sua área. Geralmente eles cuidam de mais de uma área e muitos equipamentos”, acrescentam os especialistas da ANDRITZ.
Perspectivas criadas com o trabalho realizado em equipe
Apesar dos bons resultados, a equipe continuou em busca de melhorias. Álvaro Costa lembra que, no decorrer deste projeto, vislumbraram uma oportunidade de conectar duas iniciativas. “Uma delas, o controle de Kappa desenvolvido e aplicado em ambas as fábricas. E a outra, um projeto piloto chamado Rocket vinculado à estratégia de abastecimento de madeira na fábrica”, explica. Com isso, a fábrica está trabalhando na integração destes projetos, com foco em melhorar ainda mais a estabilidade dos digestores.
Nas palavras do Gerente Executivo da Suzano, além de impactar no melhor rendimento do processo, também contribui para menor consumo de químicos e estabilidade da qualidade do produto final.
“Certamente o projeto foi fundamental para avançarmos na estabilidade das áreas de digestor, deslignificação e branqueamento. Se considerarmos que a Fase 1 deste projeto está concluída e que estamos integrando dois projetos com uma visão otimizada de controle, certamente será um diferencial de inovação, dado o potencial destas ferramentas”, conclui Álvaro Costa.
Machine Learning e Product Tracker são soluções do Metris Plant InSights.
Saiba mais acessando o Automation Solution Finder .
https://automationsolutionfinder.andritz.com/