Skip to main content
0008 2348 FotoBehrendt

Caldeiras de recuperação de tamanho Magnum – possibilitando a criação de megafábricas de celulose

A ANDRITZ é líder global no fornecimento de caldeiras de recuperação para a indústria de papel e celulose. Além disso, suas décadas de experiência no projeto, construção e operação de grandes caldeiras, a partir de 8.000 tss/d, permitiram que empreendedores de fábricas de celulose construíssem os verdadeiros gigantes da indústria que vemos hoje na América Latina e na Ásia.

O principal benefício que a ANDRITZ oferece com suas caldeiras de recuperação de grande porte é a possibilidade de ampliar significativamente a capacidade das fábricas de celulose, uma tendência crescente, especialmente em países latino-americanos como Brasil e Uruguai, e em países asiáticos como Indonésia e China. A ANDRITZ é o único fornecedor no mercado com referências comprovadas de caldeiras de recuperação acima de 8.000 tss/d, sendo que a maior delas já está operando há alguns anos na fábrica da Bracell, no estado de São Paulo, Brasil.

A maior caldeira de recuperação em operação no mundo entrou em funcionamento em 2021 na fábrica de celulose da Bracell, no estado de São Paulo, Brasil.

Ageu Silva, Diretor Divisional LATAM, Pulp & Power, ANDRITZ, diz: “Até pouco tempo atrás, o tamanho da caldeira de recuperação limitava a capacidade da linha de fibras nas fábricas de celulose. Quando a limitação tecnológica foi resolvida entrou a discussão da disponibilidade, já que quando uma caldeira de recuperação para, toda a produção da fábrica é interrompida. Com a evolução dos processos que elevam hoje a confiabilidade de uma caldeira de recuperação magnum até 99,8% a limitação de tamanho de uma fábrica de celulose não depende mais das caldeiras de recuperação."

Ageu Silva, LATAM Divisional Director, Pulp & Power, ANDRITZ

“Graças às nossas décadas de experiência em projeto e instalação, hoje fornecemos caldeiras de recuperação com as maiores disponibilidades do mundo. Isso significa que caldeiras muito maiores se tornaram viáveis, e as fábricas podem operar múltiplas linhas de fibras utilizando apenas uma grande caldeira de recuperação. Essa possibilidade gera uma economia significativa em CAPEX e OPEX, já que uma caldeira grande é muito mais barata de instalar e operar do que duas menores.”

Ageu Silva 
LATAM Divisional Director, Pulp & Power, ANDRITZ

“A boa notícia é que podemos ir ainda mais longe, até 20.000 tds/d. No entanto, projetar uma caldeira magnum não significa simplesmente construir uma caldeira maior", diz Timo Lindh, Gerente Comercial e Técnico Sênior LATAM, Caldeiras de Recuperação, ANDRITZ.

Timo Lindh, LATAM Senior Commercial and Technical Manager, Recovery Boilers, ANDRITZ

"Temos experiência prática em diversos projetos de caldeiras magnum nos últimos dez anos, o que nos permitiu aprimorar continuamente nosso conceito de projeto e entrega. Com esse processo, temos total confiança de que entregaremos aos nossos clientes caldeiras de recuperação de tamanho magnum que serão seguras, eficientes e confiáveis por muitos anos.”

Timo Lindh, Gerente Comercial e Técnico Sênior LATAM, Caldeiras de Recuperação, ANDRITZ

ADAPTANDO TECNOLOGIA PARA SEGURANÇA E EFICIÊNCIA

Ao aumentar a capacidade, há diversos exemplos de como a ANDRITZ aprimorou ao longo dos anos a tecnologia necessária para caldeiras maiores. Um desses exemplos é a introdução de tubos com diâmetro aumentado nas paredes da fornalha, para melhorar a circulação e evitar vazamentos. O maior diâmetro dos tubos reduz a queda de pressão e permite uma melhor circulação da água, resfriando os tubos de forma mais eficiente.

Silva acrescenta: “Devido ao maior tamanho das fornalhas das caldeiras, a ANDRITZ considera os tubos de maior diâmetro como a única solução segura para evitar vazamentos e possíveis explosões.”

Outro exemplo é a localização dos sopradores de fuligem no banco gerador nas  caldeiras, que garante a limpeza da caldeira para máxima disponibilidade. Lindh explica: “Para caldeiras de recuperação maiores, fornecemos um banco gerador de caldeiras com duas cavidades por nível para sopradores de fuligem, garantindo cobertura total da área. A ANDRITZ também desenvolveu uma solução com espaçamento mais amplo entre os tubos do banco gerador, a fim de evitar incrustações ou obstruções nessa área crítica.”

Além disso, a ANDRITZ introduziu mais automação e robótica para aumentar a segurança e melhorar a eficiência das caldeiras maiores. Silva comenta: “Instalamos com sucesso diversas tecnologias digitais e robôs, incluindo os Robôs Inteligentes das Bicas de Fundido (Smart Smelt Spout Robots),  que aumentam a segurança na área da fornalha da caldeira de recuperação, e nossos sistemas de visão, que convertem imagens de processo em dados digitais para melhorar o desempenho operacional e reduzir a intervenção manual.”

MAXIMIZANDO A VELOCIDADE DA CURVA DE APRENDIZADO E A QUALIDADE DO SERVIÇO CONTÍNUO

Com a experiência de ter sete das maiores caldeiras de recuperação em operação ou em construção ao redor do mundo, a ANDRITZ se orgulha de oferecer partidas rápidas e ramp-ups acelerados.

“A velocidade de ramp-up até a capacidade total de projeto é uma questão muito importante para nossos clientes”, afirma Silva. “Nossa experiência em instalação, partida e ramp-up de caldeiras de recuperação e fábricas completas é incomparável, e nossas instalações estão atingindo a capacidade nominal cada vez mais rápido, muitas vezes em tempo recorde.”

No que diz respeito ao serviço, a ANDRITZ posicionou seus centros de atendimento com engenheiros especializados e peças de reposição próximos às fábricas dos clientes, garantindo níveis máximos de serviço ao longo da vida útil dos equipamentos.
Entre os últimos avanços está a inauguração de um moderno centro de serviços em Três Lagoas, no estado de Mato Grosso do Sul, Brasil, além do já consolidado centro de serviços em Araucária, no Paraná. Outro desenvolvimento é o novo centro de serviços em Palembang, na ilha de Sumatra, Indonésia, que estará totalmente operacional até o final do ano. Esse centro permitirá à ANDRITZ atender as grandes fábricas da ilha, bem como oferecer serviços para outras unidades no Sudeste Asiático.

Silva conclui: “Nossos clientes estão muito satisfeitos com a expansão exponencial dos nossos serviços, especialmente nas regiões estratégicas de expansão de grandes fábricas de celulose. Agora temos capacidade para fabricar peças de reposição para grandes caldeiras de recuperação, além de componentes para outras áreas da fábrica, garantindo máxima disponibilidade, manutenção de qualidade e excelência no atendimento.”

Centro de serviços ANDRITZ em Araucária, no estado do Paraná, Brasil.

Um moderno centro de serviços em Três Lagoas, no estado de Mato Grosso do Sul, Brasil.

UPM Paso de los Toros, a maior fábrica de celulose do Uruguai, está equipada com uma caldeira de recuperação magnum da ANDRITZ, projetada para maximizar a produção de vapor para uma geração de energia eficiente.

© Foto Behrendt

Instalações de caldeiras de recuperação magnum da ANDRITZ

A lista de caldeiras de recuperação magnum da ANDRITZ é impressionante e inclui alguns dos projetos mais emblemáticos e de destaque da indústria de celulose:

 

  • A maior caldeira de recuperação em operação no mundo – Bracell, Estado de São Paulo, Brasil, com capacidade de 13.000 tss/d. Start-up: 2021
  • A maior caldeira de recuperação na China – Liansheng Pulp & Paper, Zhangzhou, Fujian, China. Start-up: 2024
  • Suzano Ribas do Rio Pardo, Brasil, com capacidade de 11.150 tss/d. Start-up: 2024
  • UPM Paso de los Toros, Uruguai. Start-up: 2023
  • Suzano Três Lagoas (MS), Brasil, com capacidade de 8.250 tss/d. Start-up: 2017
  • OKI Pulp & Paper Mills, Palembang, Indonésia, com capacidade de 12.000 tss/d. Start-up: 2016
aa-pulpandpaper-white-liquor-plant

Automation for the pulp and paper industry

Optimization, data analysis, augmented reality

Read more
ANDRITZ service experts and customers

Pulp & Paper service

Comprehensive service to support customer processes: from replacement parts to complete mill maintenance...

Pulp & Paper service
TuneIn-Podcast_1

Listen to experts!

We bring together the trends, challenges and solutions that matter most to customers.

LISTEN NOW!
SPECTRUM

Recommended readings

ThioKraft plant

ThioKraft: Sodium sulfur balance in control with major chemical savings

ANDRITZ SulfoLoop™ sulfur recovery plant uses ThioKraft technology, a new and clear example of what can be achieved at a pulp mill to control the sodium-sulfur balance, at the same time as enabling significant savings in chemical use.

Wood chips on sawmill

Wood chip side streams from sawmills:

With pulp mills facing rising demand for high-quality wood chips along with constrained log supply in some regions, sawmills are well positioned to capitalize on wood chip byproducts as a valuable revenue stream. ANDRITZ has all the dedicated solutions for sawmill operators to optimize production, ensuring consistent delivery of premium wood chips to meet pulp industry needs.

Debarking & Chipping line

Optimizing wood chip quality: Big savings and a leap in pulp production

ANDRITZ’s deep knowledge of woodyard operations combined with its state-of-the-art processing technology enables pulp producers to achieve remarkable financial results when it comes to reducing wood loss, improving chip quality, and optimizing fiberline performance 

MaxVac filtrate valve copy

Vacuum washer upgrades - A world of difference to pulp washing performance

ANDRITZ experts have gained almost a century of experience in the manufacturing and optimization of vacuum washers and provide a series of upgrades that can make a remarkable difference to washer performance. 

ANDRITZ lamella evaporation plants require 50% less steam than before

Economic and operational benefits of lamella evaporation plants

The evaporation plant plays a crucial role in the overall successful running of a pulp mill, therefore it’s vital they operate to their full potential. ANDRITZ lamella evaporation plants have proved their worth at some of the largest and most efficient pulp mills around the globe, with decades of reliable operation and many repeat orders.

0008 2348 FotoBehrendt

Magnum-sized recovery boilers

ANDRITZ is the global leader in the supply of recovery boilers to the pulp and paper industry. Furthermore, its decades of experience in designing, building and operating large boilers, from 8,000 upwards has allowed pulp mill operators to construct the true giants of the industry that we see today in Latin America and Asia.

ANDRITZ Deicing

ANDRITZ steam deicing in the debarking drum

In its never-ending quest to improve performance across the whole of the pulp mill, ANDRITZ has dramatically enhanced the process of deicing logs in the woodyard by introducing steam injection into the debarking drum: