ADAPTANDO TECNOLOGIA PARA SEGURANÇA E EFICIÊNCIA
Ao aumentar a capacidade, há diversos exemplos de como a ANDRITZ aprimorou ao longo dos anos a tecnologia necessária para caldeiras maiores. Um desses exemplos é a introdução de tubos com diâmetro aumentado nas paredes da fornalha, para melhorar a circulação e evitar vazamentos. O maior diâmetro dos tubos reduz a queda de pressão e permite uma melhor circulação da água, resfriando os tubos de forma mais eficiente.
Silva acrescenta: “Devido ao maior tamanho das fornalhas das caldeiras, a ANDRITZ considera os tubos de maior diâmetro como a única solução segura para evitar vazamentos e possíveis explosões.”
Outro exemplo é a localização dos sopradores de fuligem no banco gerador nas caldeiras, que garante a limpeza da caldeira para máxima disponibilidade. Lindh explica: “Para caldeiras de recuperação maiores, fornecemos um banco gerador de caldeiras com duas cavidades para sopradores de fuligem, garantindo cobertura total da área. A ANDRITZ também desenvolveu uma solução com espaçamento mais amplo entre os tubos do banco gerador, a fim de evitar incrustações ou obstruções nessa área crítica.”
Além disso, a ANDRITZ introduziu mais automação e robótica para aumentar a segurança e melhorar a eficiência das caldeiras maiores. Silva comenta: “Instalamos com sucesso diversas tecnologias digitais e robôs, incluindo os Smart Smelt Spout Robots, que aumentam a segurança na área da fornalha da caldeira de recuperação, e nossos sistemas de visão, que convertem imagens de processo em dados digitais para melhorar o desempenho operacional e reduzir a intervenção manual.”
MAXIMIZANDO A VELOCIDADE DE RAMP-UP E A QUALIDADE DO SERVIÇO CONTÍNUO
Com a experiência de ter sete das maiores caldeiras de recuperação em operação ou em construção ao redor do mundo, a ANDRITZ se orgulha de oferecer partidas rápidas e ramp-ups acelerados.
“A velocidade de ramp-up até a capacidade total de projeto é uma questão muito importante para nossos clientes”, afirma Silva. “Nossa experiência em instalação, partida e ramp-up de caldeiras de recuperação e fábricas completas é incomparável, e nossas instalações estão atingindo a capacidade nominal cada vez mais rápido, muitas vezes em tempo recorde.”
No que diz respeito ao serviço, a ANDRITZ posicionou seus centros de atendimento com engenheiros especializados e peças de reposição próximos às fábricas dos clientes, garantindo níveis máximos de serviço ao longo da vida útil dos equipamentos.
Entre os últimos avanços está a inauguração de um moderno centro de serviços em Três Lagoas, no estado de Mato Grosso do Sul, Brasil, além do já consolidado centro de serviços em Araucária, no Paraná. Outro desenvolvimento é o novo centro de serviços em Palembang, na ilha de Sumatra, Indonésia, que estará totalmente operacional até o final do ano. Esse centro permitirá à ANDRITZ atender as grandes fábricas da ilha, bem como oferecer serviços para outras unidades no Sudeste Asiático.
Silva conclui: “Nossos clientes estão muito satisfeitos com a expansão exponencial dos nossos serviços, especialmente nas regiões estratégicas de expansão de grandes fábricas de celulose. Agora temos capacidade para fabricar peças de reposição para grandes caldeiras de recuperação, além de componentes para outras áreas da fábrica, garantindo máxima disponibilidade, manutenção de qualidade e excelência no atendimento.”